A tradicional Rotatória do Relógio, localizada na entrada de Ciudad del Este para quem chega de Foz do Iguaçu, foi restaurada pela prefeitura como parte do projeto “Ícones CDE”. A intervenção reafirma o papel simbólico do espaço como marco de boas-vindas e memória urbana.
Com um novo desenho batizado de “Grata et Pax” – Fraternidade que Transcende Fronteiras –, a proposta vencedora do concurso de arquitetura de 2022 foi executada com a participação de jovens arquitetos locais. No centro da rotatória, agora brilha um relógio Bulova de um metro de diâmetro, doado por uma empresa privada.
O antigo relógio da marca Orient, que ocupava o espaço desde 1985 até ser removido em 1997, foi preservado no museu municipal El Mensú – em seu lugar, hoje, está um relógio Bulova, que simboliza a renovação da memória coletiva e o compromisso com a valorização da história urbana.
A revitalização custou cerca de 199 milhões de guaranis e faz parte de uma estratégia maior para valorizar espaços públicos e reforçar a identidade urbana de Ciudad del Este.




.gif)