A tradição da data

Como sabemos, a origem da Quarta-feira de Cinzas é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas, que são uma mistura da queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne. Confira algumas ideias de receitas fáceis sem utilizar carne clicando aqui.

As cinzas simbolizam a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados. Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.

A origem em diversos lugares do mundo

Na origem portuguesa o Carnaval é ligado ao Entrudo, um período de brincadeiras permitidas no meio de tanto trabalho, com origem ainda mais distante, remontando à Antiga Grécia.

Publicidade

Após esses dias, voltava-se à normalidade. Nesse sentido, era como se na quarta-feira posterior ao Carnaval, se “queimasse” tudo o que foi vivido do mundano, iniciando nessa quarta uma fase de purificação, conhecida como Quaresma: os 40 dias entre o fim do Carnaval e a Sexta-feira Santa. 

Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-feira de Cinzas não é feriado no Brasil, de acordo com a lei federal. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para abrir.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião