O governo federal lançou oficialmente o programa Voa Brasil, uma iniciativa inédita de inclusão social voltada ao transporte aéreo. A proposta é tornar as viagens de avião mais acessíveis para os aposentados do INSS, com passagens por até R$ 200 o trecho, para voos dentro do território nacional.
A medida visa democratizar o acesso ao transporte aéreo e melhorar a eficiência do setor, ao preencher assentos que ficariam vagos nas aeronaves. A expectativa é que milhares de brasileiros que nunca viajaram de avião possam agora usufruir desse direito com mais facilidade.
Quem pode participar
O Voa Brasil está disponível para:
- Aposentados pelo INSS que estavam ativos na base de dados em junho de 2024;
- Pessoas que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses;
- Usuários com conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
Não há restrição de faixa de renda para adesão ao programa.
Impacto potencial em Foz do Iguaçu
Embora o INSS ainda não tenha divulgado números públicos específicos de aposentados ativos por município em junho de 2024, estimativas populacionais indicam que Foz do Iguaçu, com cerca de 285 mil habitantes, possa ter entre 28 mil e 43 mil aposentados — número que representa de 10% a 15% da população total.
Esse grupo, desde que atenda aos critérios exigidos, poderá se beneficiar diretamente do programa, ampliando as possibilidades de deslocamento por todo o Brasil.
Mobilidade e dignidade
Mais do que uma questão de transporte, o programa representa uma política pública voltada à inclusão e à valorização das pessoas que contribuíram com o país durante a vida ativa. Ao permitir que aposentados explorem novas regiões, revejam familiares ou simplesmente conheçam o Brasil, o Voa Brasil também promove dignidade, bem-estar e integração social.
A proposta também estimula o setor aéreo, com o aproveitamento de voos com ocupação ociosa e ampliação do número de usuários.
Para mais informações, acesse o portal gov.br.



.gif)