O seminário, que acontece de quarta (4) a sexta-feira (6), no Hotel Bourbon, reúne autoridades de diversas partes do mundo, incluindo América Latina, Caribe, África e Europa.
A Itaipu Binacional, em colaboração com o Instituto Latino-americano de Ombudsman – Defensorias del Pueblo (ILO), organizou um seminário focado no papel das defensorias públicas na proteção dos direitos da população e no fortalecimento da democracia. O 15º Seminário do ILO foi iniciado nesta quarta-feira (4), no Hotel Bourbon, e contou com a presença de defensores públicos de países da América Latina, Caribe, África e Europa. O evento foi representado pelo diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari.
Com o tema “Defensorias del Pueblo e ouvidorias públicas: conflitualidade, desafios e contribuições à democracia”, o seminário segue até sexta-feira (6), abordando como fortalecer as instituições responsáveis pela defesa dos direitos da população. Este ano, o evento presta uma homenagem a Chico Mendes, símbolo da luta pela justiça social e direitos humanos.
“Chico Mendes dedicou sua vida à defesa da floresta amazônica e dos povos da Amazônia, num momento em que o Brasil ainda não contava com defensorias do povo”, afirmou Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, presidente do Seminário do ILO e o primeiro ouvidor do País, responsável pela criação da Ouvidoria na Prefeitura de Curitiba (PR) em 1986.
Ele ressaltou que a colaboração da Itaipu foi essencial para o sucesso do seminário. “A Itaipu, como uma grande empresa, tem um papel fundamental na promoção da cultura, da cidadania e da democracia. A parceria entre a gestão da Itaipu e o ILO gerou essa rica oportunidade de debates”, completou.
Luiz Fernando Delazari, diretor da Itaipu, destacou que o apoio da empresa ao evento reflete não só o compromisso da Itaipu com o avanço do conhecimento, mas também a sua atuação como facilitadora de diálogos fundamentais sobre temas como meio ambiente, sustentabilidade, inovação, ética, governança, justiça e desenvolvimento social.
Delazari também comentou as mudanças pelas quais Itaipu está passando em suas estruturas internas, como a atualização da Auditoria Interna e do Compliance, e a criação do Comitê de Combate ao Assédio Sexual. “Estamos modernizando nossa Ouvidoria, atualizando processos e democratizando os canais de comunicação, para que as pessoas se sintam cada vez mais seguras e encorajadas a se manifestar”, explicou.
A presidente do ILO, Dra. Amélia Lopes, da Argentina, também destacou a importância do envolvimento da Itaipu com o tema e desejou bons trabalhos aos participantes. “Espero que este seminário seja um espaço de troca de experiências, promovendo a diversidade e o respeito mútuo, e que nos leve a um futuro mais justo”, afirmou.
Durante os três dias de seminário, diversos temas serão discutidos. Nesta quinta-feira (5), Cristina de Albuquerque Maranhão, ouvidora da Itaipu, participará da mesa “Defensorías del Pueblo e Ouvidorias Públicas na luta contra o abuso moral, o abuso sexual e outras formas de violência”. O evento será encerrado na sexta-feira (6) com uma assembleia do ILO.
Fonte: Assessoria Itaipu




.gif)