O impacto nas colheitas do Rio Grande do Sul tem potencial de refletir no PIB a curto e longo prazo, as colheitas de trigo, arroz e soja foram severamente afetadas gerando preocupação nos produtores e no consumidor final, uma vez que ocorre a escassez a falta do produto se reflete em alta dos preços e falta desse alimento na mesa do consumidor final.

Segundo a Federação das indústrias do Rio Grande do Sul, o impacto das enchentes afetou 9 em cada 10 empresas, refletindo o nível de catástrofe em diversos segmentos, além de impactar no abastecimento de alimentos no Brasil.

O arroz segue sendo alimento principal da dieta básica do Brasil, onde o estado é responsável por 70% da produção, conseguindo apenas salvar 1,4% da produção devido ao impacto das enchentes.

O leite e frango também são produtos básicos de consumo aos brasileiros que também foram afetados pelas cheias do Rio Grande do Sul, onde granjas também foram fortemente afetadas.

Publicidade

Os impactos afetam os produtores, compradores e consumidor final que acaba por não conseguir ter acesso a esses itens básicos para consumo, 447 municípios de 497 foram afetados, causando regressão na atividade econômica do estado, além de ações forçadas como interrupção da produção e férias para colaboradores devido as cheias.

As enchentes são um fator de extrema importância nos resultados do PIB (produto interno bruto) do Brasil que está em tendência de reduzir 1,2% nesse ano apresentando queda e sendo uma das maiores baixas no PIB nos últimos anos.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião