O Governo do Estado do Paraná oficializará nesta quarta-feira (16) uma parceria histórica com o Centre Pompidou, renomado museu de arte contemporânea da França, para a instalação de uma filial internacional em Foz do Iguaçu. Este será o primeiro museu com grife internacional no Brasil, situado a menos de 10 minutos das famosas Cataratas do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos da América Latina, impulsionando ainda mais o turismo na região.
A cerimônia de assinatura do contrato ocorrerá no terreno cedido pela CCR Aeroportos ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, onde o museu será construído. O acordo será formalizado entre o governador Ratinho Junior e o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, com previsão de conclusão do projeto até 2026.
As negociações para a criação do Museu Pompidou para o Paraná teve início em 2020, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, focando em consolidar Foz do Iguaçu como um dos destinos turísticos mais destacados do mundo. A instalação do museu também fortalecerá o cenário artístico contemporâneo da tríplice fronteira (Argentina, Paraguai e Brasil) e da América Latina em geral, que já tem estabelecido medidas de turismo integrado e trinacional.
Atualmente, o Centre Pompidou possui unidades descentralizadas na Bélgica, Espanha e China. Recentemente, Nova Jersey, nos Estados Unidos, tentou atrair uma sede do museu sem sucesso. O Pompidou de Paris é reconhecido mundialmente por seu acervo riquíssimo que inclui obras de artistas como Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí entre outros artistas , desde sua inauguração no ano de 1977, destacando-se pela sua arquitetura ousada, futurista e inovadora.
O projeto arquitetônico do museu será financiado pela CCR Aeroportos, que também cedeu o terreno para a construção. O renomado arquiteto paraguaio Solano Benítez, laureado com prêmios como o SI Swiss Architectural Award 2007-2008, AIA Honorary Fellowship 2012 e um Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016, será o responsável pelo projeto, em colaboração com o arquiteto brasileiro Angelo Bucci, professor da USP e reconhecido na arquitetura contemporânea nacional.
A criação do Museu Pompidou impulsionará ainda mais o turismo trinacional em Foz do Iguaçu, sendo mais uma vez palco de grandes atrações a nível internacional se consolidando mais uma vez como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.




.gif)