O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, de acordo com o portal US News & World Report. A lista de 2024, elaborada em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, baseia-se em uma pesquisa realizada com quase 17 mil pessoas ao redor do mundo.
Entre os 89 países avaliados pelos entrevistados, o Brasil destacou-se em 10 subcategorias: qualidade de vida, mudanças climáticas, negócios, influência cultural, aventura, agilidade, poder, empreendedorismo, herança e propósito social. O país emergiu como o principal destino para turismo de aventura, superando nações como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comemorou o reconhecimento internacional do Brasil como referência em turismo de aventura. “Este prêmio é uma confirmação de que o Brasil voltou a ser um destaque global. Somos reconhecidos como o destino mais desejado para o turismo de aventura. Nas iniciativas da Embratur, destacamos que o turismo de aventura no Brasil está integrado a outros segmentos, promovendo uma atividade econômica sustentável. Além disso, somos líderes em segurança na prática do turismo de aventura,” afirmou Freixo.
Atualmente, o Brasil conta com 44 normas técnicas (ABNT) vigentes para turismo de aventura, sendo 19 delas internacionais. O país também possui 20 empresas com certificação internacional ISO no setor, e cinco normas internacionais ISO de Turismo de Aventura são baseadas nas normas brasileiras.
No ano passado, a Embratur assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs): um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), para promover e fortalecer o turismo de aventura e ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e outro com o Coletivo Muda!, visando a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável globalmente.
Além de liderar na categoria de Turismo de Aventura, o Brasil também se destacou em outras três categorias: 11º lugar em influência cultural (moda e entretenimento), 12º lugar em Mudanças (países com economias de alto potencial), e 12º lugar em Herança (valorização da rica história cultural e geográfica).
Fonte: Assessoria agência Gov




.gif)