O turismo internacional no Brasil atingiu um marco histórico em 2025, com a chegada de 9.287.196 visitantes estrangeiros ao longo do ano — o maior número já registrado. O crescimento foi de 37,1% em relação a 2024, quando o país recebeu cerca de 6,7 milhões de turistas.
Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, apontam que o resultado superou em 34,6% a meta prevista no Plano Nacional de Turismo, que era de 6,9 milhões de visitantes. A performance reforça a imagem do Brasil como destino competitivo no cenário global.
“Alcançar esse recorde só foi possível graças a uma parceria sólida e consistente entre Ministério do Turismo, Embratur e o trade turístico. Trabalhamos de forma estratégica para mostrar ao mundo a diversidade, a cultura brasileira, a hospitalidade e o potencial do Brasil como um dos grandes destinos turísticos globais”, afirmou o ministro Gustavo Feliciano.
O desempenho positivo foi mantido até o fim do ano. Em dezembro, o Brasil registrou 896.488 chegadas internacionais — crescimento de 11% em relação ao mesmo mês de 2024 — consolidando o mês como o quarto melhor do ano.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, os resultados são fruto de uma estratégia que ampliou a conectividade e promoveu o soft power brasileiro:
“Esse resultado também é reflexo de uma estratégia inovadora que deu muito certo para ampliar nossa conectividade. Foi um ano de recordes, que se traduziram em novas oportunidades para o povo, empreendedores se desenvolvendo, emprego e renda sendo gerados em nosso país a partir desse motor econômico que é o Turismo”, afirmou.
Com o avanço, o Brasil reforça sua vocação como destino de experiências autênticas, natureza exuberante e cultura diversa — atributos cada vez mais valorizados pelos turistas do mundo todo.


.gif)