Na moda, o vai vém de tendências sempre existe e sempre existirá. Uma prova disso é o tie dye, a técnica que compõe o “faça você mesmo” e foi febre nos anos 1970, por meio do movimento hippie. As mais antenadas já perceberam que a moda conquistou o street style das mais fashionistas. Que tal aproveitar seus dias off, aprimorar seus dotes fashionistas e aprender técnicas que auxiliem a fazer o seu tie dye exclusivo? Camiseta e tintas em mãos, e voilà!

Tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas.

Material
Camiseta branca ou lisa da cor que preferir.
Tinta para tecido de várias cores (dilua-as em copos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto).
Elásticos ou barbantes.
Água.
Luvas.

Modo de fazer
Com a peça limpa, torça a camiseta como quiser. Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre de formas diferentes (a cada amarração uma nova estampa saíra), dividindo em partes o tecido amarrado. Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte dividida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar diferentes efeitos.

Finalizando
Para secar, coloque em um local seco e bem ventilado, de preferência longe do Sol para não manchar). Após secar, corte as amarrações e lave o tecido normalmente (apenas para retirar o excesso de tinta e evitar que nas próximas lavagens possa manchar outras roupas). Seque no varal. Pronto, sua camiseta tie dye está finalizada. Já pode usá-la e colorir as ruas.

 

Divirta-se durante todo o processo de criação da sua peça. Escolha a técnica que mais lhe agrada e crie sua própria estampa. O que importa é divertir-se e relaxar, aproveitando as infinitas possibilidades que essa técnica lhe permite, então seja livre.

Espaço Publicitário