Os moradores das cidades atendidas pela Sanepar podem ter certeza da qualidade da água que chega às suas torneiras. Antes de ser distribuída, a água passa por um rigoroso controle de qualidade. Quando necessário, a Sanepar intensifica as análises em cada etapa – desde a captação, tratamento, reservação até a distribuição – como ocorreu recentemente em Toledo, no Oeste do Estado, para assegurar que a água mantenha sua qualidade habitual.

Publicidade

Anualmente, são realizadas cerca de 7,2 milhões de análises nos laboratórios operacionais e em quatro grandes laboratórios centrais. Essas análises avaliam mais de 100 parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e de metais, abrangendo desde a captação até a saída das estações de tratamento e as redes de distribuição.

Com uma estrutura laboratorial moderna que funciona 24 horas por dia, a Sanepar verifica constantemente se a água produzida atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Alguns parâmetros são analisados a cada hora, enquanto outros seguem cronogramas diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Apenas após esses procedimentos a água é distribuída para quase 11 milhões de pessoas em 346 municípios.

Transparência e Confiança

Publicidade

Referência no setor de saneamento no Brasil, os laboratórios da Sanepar garantem a confiabilidade das análises mensais realizadas nas cidades atendidas. Os parâmetros de qualidade são determinados pelo Ministério da Saúde, conforme as diretrizes da Portaria de Consolidação 5/2017 – MS, com atualizações das Portarias 888 e 2472 de 2021.

A Sanepar mantém uma estrutura bem equipada e composta por profissionais capacitados. Os laboratórios centrais têm acreditação segundo a norma NBR ISO17025/2017, que especifica os requisitos para competência e operação de laboratórios, sob a supervisão do Inmetro.

Monitoramento e Transparência

Todos os resultados das análises laboratoriais são monitorados por uma rede de saúde pública que inclui a Vigilância Sanitária, a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde. Os resultados são relatados às Vigilâncias Sanitárias municipais, que alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). A população pode acessar as análises online e também encontrá-las na fatura mensal.

Publicidade

Cynthia Castro Corrêa Malaghini, gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, ressalta que o Sisagua oferece confiabilidade aos dados, garantindo rastreabilidade em todo o processo. “Uma vez inseridas, as informações não podem ser alteradas em tempo real”, explica.

Cynthia também destaca que a água de abastecimento público é mais controlada do que muitos alimentos. “A divulgação dessas informações não apenas atende à legislação, mas também reafirma o compromisso da Sanepar com a transparência e a qualidade.”

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Paraná

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião