Em um mergulho profundo na história e cultura de Puerto Iguazú, a Casa Museu Iguazú se destaca como um farol de conhecimento, especialmente ao trazer à luz a vida notável da Dra. Marta T. Schwarz. Entre os corredores e salas deste espaço dedicado à preservação da memória local, os visitantes têm a oportunidade única de explorar o legado de uma mulher cujo trabalho altruísta moldou o tecido social da região.
A Casa Museu é um espaço multifacetado, onde a história ganha vida. Sua exposição permanente, “O Escritório da Dra. Marta T. Schwarz”, oferece uma visão íntima de seu ambiente de trabalho. Além disso, uma sala polivalente acolhe palestras e projeções audiovisuais, enquanto outra sala abriga exposições temáticas anuais, renovando constantemente o olhar sobre o legado da Dra. Schwarz. O laboratório, por sua vez, é o epicentro da pesquisa sobre seu acervo, onde cada item é meticulosamente catalogado e restaurado por uma equipe especializada.

Neste espaço de descoberta contínua, novas histórias são desveladas, enriquecendo a narrativa da Dra. Schwarz. A comunidade é incentivada a participar ativamente, mergulhando nas profundezas de sua vida e obra.
A primeira exposição mergulhou nos aspectos mais íntimos da infância da Dra. Schwarz, revelando seus primeiros passos até chegar a Iguaçu. Agora, a nova exposição direciona seu foco para a relação da Dra. Schwarz com a comunidade, ressaltando seu papel crucial no contexto local e além. Através de fotografias evocativas e anedotas significativas, a exposição explora o rico contexto histórico e cultural da época, destacando sua ligação inestimável com a população local.

Marta Teodora Schwarz foi uma médica argentina pioneira na região da Tríplice Fronteira, chegando a Puerto Iguazú em 1949 para se tornar a primeira médica local. Conhecida como o “Ángel de la Selva”, (anjo da selva) dedicou sua vida a cuidar da saúde das pessoas nos três países vizinhos. Apesar de seu legado significativo, sua história foi largamente esquecida pela população local. Para resgatar sua trajetória e reconhecê-la, pesquisadoras da UNILA iniciaram um projeto para documentar sua vida e conquistas.
Marta Teodora Schwarz
Marta Schwarz não só atendeu seus pacientes com dedicação, mas também foi diretora do Hospital de Puerto Iguazú por 40 anos e ministra da Saúde, Cultura, Educação e Ação Social de Misiones. Seu trabalho incansável foi reconhecido internacionalmente, recebendo prêmios da ONU e da Universidade de Buenos Aires, entre outros.
A pesquisa destaca o pioneirismo de Marta na região, onde realizou mais de 2.500 partos, atravessando fronteiras para oferecer cuidados médicos e fundando uma escola de enfermagem para suprir a demanda por profissionais de saúde na área. Além disso, a pesquisa busca entender como ela se comunicava com seus pacientes em uma região multicultural, dominando não apenas o espanhol, mas também o português e o guarani.
Por meio desse projeto, as pesquisadoras pretendem resgatar não apenas a história de Marta Schwarz, mas também destacar a importância das mulheres na medicina e na sociedade em geral, promovendo a visibilidade e o reconhecimento de suas contribuições. Marta faleceu em 2005, mas seu legado continua vivo, e sua história serve de inspiração para as mulheres de hoje.
Cronologia
1915 – Nasce em Buenos Aires, Argentina
1920 – Inicia o ensino fundamental em Buenos Aires
1927 – Inicia o ensino médio em São Salvador de Jujuy
1935 – Finaliza o ensino médio no Colégio Nacional
1945 – Forma-se médica na Universidade Nacional de Córdoba
1948 – Começa sua carreira na medicina em Puerto Naranjito
1949 – Pede transferência para Posadas para trabalhar como médica interna do hospital local
1949 – É transferida para Puerto Iguazú e assume o hospital da cidade
1963 – Assume o cargo de ministra da Saúde, Cultura, Educação e Ação Social do estado de Misiones
1986 – Recebe o Prêmio Alicia Moreau de Justo (AR) – entregue a 100 mulheres que trabalharam por seu país
1986 – É declarada cidadã honorária da cidade de Foz do Iguaçu
1999 – Recebe prêmio da ONU por sua trajetória
2001 – Recebe o Prêmio Hipócrates (Universidade de Buenos Aires) pelo trabalho médico na assistência rural
2005 – Morre em Puerto Iguazú, no dia 29 de março Parte superior do formulário
(Com Municipalidade de Iguazú e UNILA)




.gif)