O pagamento por Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, que permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Lançado em novembro de 2020, o Pix tem como objetivo tornar as transações financeiras mais rápidas, seguras e acessíveis.
Com o Pix, é possível fazer transferências entre contas de diferentes instituições financeiras em poucos segundos, usando apenas uma chave (que pode ser um número de telefone, e-mail ou CPF, por exemplo) ou um QR Code. O sistema facilita tanto pagamentos de pequenas quantias quanto transações maiores, promovendo a inclusão financeira e a desburocratização das operações bancárias.
O Pix está sendo utilizado na Argentina de forma gradual em estabelecimentos, onde iniciaram os pagamentos em Puerto Iguazu, na Tríplice Fronteira para facilitar o acesso ao pagamento de turistas que muitas vezes tinham apenas o PIX como única forma de pagamento.
Os turistas brasileiros são muito importantes para a economia local, A iniciativa foi liderada pela empresa KamiPay, cujos fundadores, em parceria com colaboradores no Brasil, identificaram a crescente presença de turistas brasileiros na Argentina — que representam o terceiro maior grupo de visitantes, atrás apenas dos uruguaios e chilenos, totalizando 15% do fluxo turístico — e a “complexidade” da economia local como uma oportunidade de negócio.
Por meio da plataforma, os pagamentos são realizados em reais com a leitura de QR Codes, assim como no Brasil. A tecnologia blockchain utilizada agiliza as transações, permitindo que o comércio argentino receba o pagamento instantaneamente.
Os pagamentos por PIX, acabam sendo mais vantajosos do que os pagamentos em cartão de crédito devido a cotação e a praticidade, sendo uma forma e pagamento alternativa para os turistas que não realizaram cambio nas casas de cambio e facilitando a maneira de realizar pagamentos para os comerciantes locais.


