VI-Concurso-das-cataratas
VI Concurso das Cataratas

No ano em que o Parque Nacional Iguazú, do lado argentino, completa 85 anos e o Parque Nacional do Iguaçu, do lado brasileiro, 80 anos, é lançado o 6º Concurso “Cataratas, Maravilha Natural” de contos e poesia. Portanto motivos para se inspirar nessa obra da natureza não faltam, certamente!?

80 -anos-parque-nacional
Quando o Parque Nacional do Iguazú completou 80 anos, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade


O concurso foi validado e aprovado pelo Parque Nacional Iguazú, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Conselho Honorável Deliberativo de Puerto Iguazú, Câmara de Deputados da Província de Misiones e pelo Parque Nacional do Iguaçu. Ficou interessado(a)? Então lápis e papel na mão e prepare a inspiração.

Parque-nacional-do-iguaçu
No ano de 2019 o Parque Nacional do Iguaçu foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

Regulamento

Podem participar do concurso, escritores de qualquer nacionalidade e idade, com o tema “As Cataratas, Maravilha Natural”, igualmente nos gêneros prosa e poesia.

Prosa – devem apresentar um conto no tamanho A4, letra Arial 12, espaçamento entre linhas e com três folhas.
Poesia – devem apresentar um poema de 30 versos no máximo, folha A4, letra arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas.

Para a composição dos versos, se levará em conta a métrica, sem excluir poesia no estilo livre. Serão aceitos trabalhos enviados em Castellano, Guaraní e Português portanto.

Os trabalhos devem ser enviados no email: concursodelascataratas@gmail.com e devem ser anexados dois arquivos: um em word com a obra sem a assinatura do autor, só com o título e outro com os dados pessoais e a biografia literária do autor com o título PLICA. Devem ser enviados por e-mail até ás 23h45 do dia 07 de setembro de 2020 (horário argentino). Cada participante poderá concorrer em ambas categorias, enviando um só trabalho em cada gênero.

Atenção

Conforme não serão aceitos trabalhos escritos com letras maiúsculas, erros ortográficos e alta de concordância. Porquanto os premiados que não estiverem presentes no ato da entrega, receberão o diploma e troféu por correio. Salvo, no caso de imprevistos, a restituição do prêmio será paga integralmente e antecipadamente.

Igualmente o júri determinará um único vencedor em cada gênero, reservando-se o direito de declará-lo nulo, além de conceder menções especiais aos trabalhos que julgar merecedores.

Prêmio

  • Troféu e certificado para os ganhadores;
  • Diploma Dra. “ Marta Teodora Schwarz”;
  • As obras vencedoras farão parte, juntamente com as premiadas nas próximas convocações, de uma antologia com os distintos 80 anos do Parque Nacional (Argentina e Brasil);
  • Cada autor receberá cinco cópias desta edição, sendo o restante distribuído entre bibliotecas públicas e instituições de promoção cultural.

premio-concurso-das-cataratas
O prêmio para o primeiro lugar na categoria de contos e poesia. As três madeiras nativas, representam as Cataratas e a ave Andorinhão-preto, que sempre fica saindo e entrando dos saltos na Garganta do Diabo. O idealizador do prêmio é o artesão Javier Zinna, ganhador por duas vezes consecutivas da feira de artesanato do Mercosul (F.A.M) que se realiza todos os anos em Puerto Iguazú no Centro de eventos do Hotel Amerian.
  • Informações extras
  • No caso de reedição da obra, cada autor tem total liberdade para escolher os meios de publicação, mas sem o uso do logotipo de 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu – Iguaçú (Argentina-Brasil).
  • Qualquer ponto não previsto nas Bases será resolvido pela Comissão Organizadora. A mera participação neste concurso implica a total aceitação das bases e condições e a transferência dos direitos de publicação da obra enviada nos meios e formas estipulados nas bases.

Nota: Os vencedores das edições anteriores podem participar sem exclusão.

RESULTADO
Decerto a decisão do juri será publicada no dia 29 de setembro de 2020 na página: Concurso Internacional De Cuentos y Poesías “Cataratas Maravilla Natural”

Eduardo Galeano é o idealizador e coordenador geral, com mais de 50 anos dedicados à cultura e mais de 30 anos ao Mercosul. É também idealizador e coordenador geral da reunião de escritores do Mercosul, que é realizada todos os anos em outubro, em Aripuca-Iguazu, e no Parque Nacional – dos dois lados.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião