O Governo do Estado está incentivando as empresas e os prestadores de serviços turísticos a atualizarem seus dados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Esta ação é parte de uma campanha ativa voltada tanto para o recadastramento quanto para novas adesões ao sistema.
O Cadastur funciona como um portal para o acesso a linhas de crédito e financiamentos com taxas reduzidas para o setor de turismo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) está promovendo esta iniciativa e seus servidores estão entrando em contato com as empresas e prestadores que ainda não atualizaram seus dados junto ao Ministério do Turismo.
O recadastramento deve ser realizado a cada dois anos por empresas e a cada cinco anos pelos guias de turismo. O trabalho de atualização dos cadastros é feito com o apoio dos escritórios regionais da Setu.
Inicialmente, o foco da campanha está voltado para os proprietários de hotéis, pousadas e empreendimentos relacionados ao turismo. Futuramente, a iniciativa será estendida para parcerias com sindicatos patronais de hotelaria, gastronomia e agências de viagens, organizações mais próximas desses setores.
O secretário de turismo, Marcio Nunes, enfatizou a importância da atualização dos dados no Cadastur. “É essencial conhecermos a cadeia produtiva do turismo para o desenvolvimento de políticas públicas, facilitar o acesso dos prestadores de serviços turísticos às linhas de financiamento com juros reduzidos e promover o crescimento do turismo”, afirmou.
O diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu, Marcelo Martini, reforçou a intenção de ampliar o alcance dessa iniciativa. O objetivo é mobilizar o setor sobre a relevância do Cadastur como instrumento para a geração de renda e emprego, atraindo novas adesões e atualizando cadastros vencidos.
O Cadastur é obrigatório para várias atividades do setor de turismo, como acampamentos, agências de turismo, parques temáticos, guias, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas. Outras atividades, como gastronomia, parques aquáticos, locadoras de veículos, casas de espetáculos, turismo náutico, infraestrutura de eventos ou centros de convenções, podem se cadastrar de forma opcional.
O prestador cadastrado ganha visibilidade ao ser inserido no Mapa Turístico do Brasil. O cadastro fornece uma importante fonte de consulta para os turistas, aumentando as possibilidades de crescimento e qualificação do prestador.
O processo de cadastro é realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais nos estados. No Paraná, o número de empresas e profissionais registrados no sistema aumentou 73% entre 2018 e 2022.
O cadastro é gratuito e pode ser feito online. O usuário deverá acessar este site e seguir o passo a passo. Após a submissão dos dados, eles são analisados pela Secretaria de Turismo e, quando aprovados, é emitido um certificado que é disponibilizado para acesso público no site do Cadastur.
A assessora técnica da Setu, Cleusa Maria Markowicz, que coordena o trabalho junto ao Cadastur, esclarece: “O cadastro é específico para a área de turismo. Também é preciso comprovar se o requerente está atuando. Esse levantamento é feito pela Secretaria, com o apoio de nossos escritórios regionais”.
Relacionado