O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Cataratas do Iguaçu. Foto: Nilmar Fernando #FotoEquipeCataratas
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
No primeiro quadrimestre de 2023, o turismo no Paraná apresentou notável crescimento de 13,7%, colocando o estado como o segundo maior em avanço turístico no Brasil. Esse incremento, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), supera a média nacional, que registrou aumento de 8,4%.
No mês de abril, especificamente, o Paraná exibiu um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período em 2022. Esse avanço superou a média nacional, que foi de 1,4%. O setor turístico paranaense foi impulsionado pelos ramos de locação de automóveis, hotéis, restaurantes, agências de viagens, transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.
No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento do turismo no Paraná foi de 19,9%, superando outros estados do Sul: Rio Grande do Sul (18,6%) e Santa Catarina (19,8%). O progresso foi impulsionado por várias atrações, incluindo as Cataratas do Iguaçu, que registraram recorde de visitação em abril com cerca de 150 mil turistas.
No setor de serviços como um todo, o Paraná registrou um aumento de 10,5% de janeiro a abril. Em abril, especificamente, o setor cresceu 8,7%, acima da média nacional de 2,7%. No acumulado em 12 meses, o Paraná teve um crescimento positivo de 5,9%, enquanto a média nacional foi de 6,8%.
Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu é uma das atrações que impulsionou o número positivo do turismo. No feriado de Corpus Christi, Foz como um todo apresentou um movimento turístico positivo, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 29.745 turistas durante os quatro dias de feriado prolongado, de 8 a 11 de junho. Neste ano, o parque vem recuperando e superando a visitação anterior à pandemia. O dia de maior movimento foi sábado, 10 de junho, com 10.726 pessoas na unidade de conservação.
O movimento foi 16% maior que o de Corpus Christi do ano passado; em 2022 foram 25.466 visitantes. O número deste ano consequentemente superou os anos afetados pela pandemia, 2020 e 2021.
Cataratas do Iguaçu. Foto: Annie Grellmann/ Grupo 100fronteiras.