O último fim de semana disse adeus aos passeios turísticos ao vertedouro da Itaipu Binacional. Conseguiu aproveitar?

Após 80 dias seguidos aberto, a Itaipu Binacional vai fechar a calha hoje, segunda-feira, dia 3 de abril.

Nesse período iniciado em 14 de janeiro, o vertimento máximo foi de 12.361 metros cúbicos de água por segundo no dia 19 de fevereiro. Nesta ocasião, as duas calhas estavam abertas.

Desde maio de 2001, o vertedouro não operou durante tanto tempo.

Qual é o motivo do fechamento do vertedouro?

O fluxo que entra no reservatório da hidrelétrica diminuiu, por isso a água voltará a ser usada somente para a produção de energia.

Com o fim do período de chuva, as afluências reduziram gradativamente, o que fez com que o vertedouro da maior parte das usinas fossem fechadas.

Mas nada impede que o vertedouro ainda seja aberto eventualmente, de forma intermitente, em horários de produção baixa. Tudo isso depende da afluência e da demanda por energia.

Para que serve o vertimento?

Esse mecanismo é essencial para a segurança da barragem de Itaipu. Quando há o aumento da afluência do Rio Paraná, a Itaipu controla o nível do reservatório, porém, a partir de um certo nível é preciso escoar a água.

Como isso impacta o turismo?

Nos últimos três meses, a abertura do vertedouro impulsionou muito as visitas à Usina Hidreletica de Itaipu. Para você ter uma ideia, em fevereiro, o turismo de Itaipu aumentou 83% nas visitações. Um dos motivos, foi o vertedouro aberto.

Atenção moradores de Foz do Iguaçu e região

Quem mora em Foz do Iguaçu ou municípios lindeiros possui entrada gratuita no passeio mais procurado da usina, o Itaipu Panorâmica. No site da itaipu, as reservas podem ser realizadas, com saídas de meia em meia hora. O passeio pode ser feito até mesmo no domingo, das 8h30 às 16h.

Avatar photo

Estudante de Jornalismo na PUC-SP e redatora na 100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião