O primeiro semestre de 2023 foi um sucesso para o turismo de Itaipu, com um aumento impressionante de 44% na visitação em relação ao mesmo período de 2022. O lado brasileiro da usina atraiu um total de 244.651 turistas, comparado a 166.439 no ano passado. O mês de junho teve um crescimento de 19% comparado ao mesmo mês de 2022, refletindo uma tendência positiva de recuperação do setor após o impacto significativo da pandemia de covid-19.
As atrações mais visitadas de Itaipu foram a Itaipu Panorâmica, com 176.185 visitantes, seguida pela Itaipu Especial, com 30.820 visitantes, e o Itaipu Refúgio Biológico, com 22.755 visitantes. O Itaipu Iluminada e o Itaipu Ride também registraram um bom fluxo de visitantes, com 10.243 e 326 respectivamente, segundo dados do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que administra o serviço na usina.
Yuri Benitez, gerente geral do CTI, expressou satisfação com os números que superaram as expectativas. “Após um longo período de incertezas e instabilidade, isso é fundamental para reforçarmos o investimento em infraestrutura e melhoria da experiência de visitação, com novos espaços e atrativos”, afirmou.
Como parte das melhorias em curso, vários espaços estão sendo revitalizados para aprimorar a experiência do visitante, incluindo reformas no Mirante Central, acessos, banheiros e lojas de suvenires.
Entre as novidades de julho, o passeio Itaipu Iluminada, que também acontece aos sábados, vai oferecer um jantar especial all inclusive. O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandárias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas e a duração é de quatro horas.
Os residentes locais e vizinhos de fronteira também podem se beneficiar de gratuidade ou descontos significativos em alguns passeios, mediante comprovação de residência e agendamento prévio. Mais informações sobre passeios e ingressos estão disponíveis no site www.turismoitaipu.com.br.