A empresa aérea low cost Flybondi divulgou recentemente um estudo que traça o perfil dos viajantes que voaram entre Brasil e Argentina no primeiro trimestre de 2023. Sendo a primeira a oferecer voos de baixo custo entre os dois países, a companhia fornece uma visão interessante dos hábitos de viagem na região.

Nos primeiros três meses deste ano, a Flybondi transportou 290 mil passageiros entre o Brasil e a Argentina. Voos partem de Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, com destino ao aeroporto de Ezeiza, na grande Buenos Aires.

E o que esses passageiros têm em comum? A pesquisa mostra que a maior parte deles tem entre 25 e 34 anos (28% dos viajantes). Esse grupo de jovens adultos é conhecido por sua propensão para explorar novas culturas e locais, o que se reflete no fato de que 60% de todos os passageiros optaram por estender suas viagens a outros destinos argentinos. Bariloche, Iguazú e Mendoza foram as cidades mais procuradas.

La boca, Argentina, Buenos aires.
La boca, Argentina, Buenos Aires. Foto: Pixabay

Além disso, o estudo também revelou que os brasileiros são viajantes decididos: 35% compraram suas passagens com menos de um mês de antecedência. Isso pode indicar que muitos deles aproveitam as ofertas de última hora ou simplesmente se rendem ao desejo espontâneo de uma escapada para a terra dos hermanos.

Quando se trata de conforto, a maioria dos passageiros não se importa em gastar um pouco mais. Cerca de 65% dos entrevistados optaram por pagar pelo assento. No entanto, quando se trata de bagagem, a história é diferente: apenas 33% pagaram pelo despacho de bagagem. Isso sugere que muitos passageiros preferem viajar leve, talvez para maximizar sua mobilidade durante a viagem.

Os dados demográficos mostraram um equilíbrio quase perfeito entre os gêneros, com 51% dos passageiros sendo homens e 49% mulheres. Além disso, a rota São Paulo-Buenos Aires foi a mais popular entre os viajantes.

Casal dançando ; La boca, Argentina, Buenos aires.
La boca, Argentina, Buenos Aires. Foto: Pixabay

E quanto ao dia preferido para viajar? Os brasileiros parecem preferir voar para a Argentina aos domingos, enquanto os argentinos optam por viajar ao Brasil nas quartas-feiras.

Desde que a Flybondi começou a operar na Argentina em 2018, a empresa já transportou mais de 7 milhões de pessoas. De forma impressionante, 20% desses passageiros viajaram de avião pela primeira vez.

A Flybondi opera com uma frota de 12 aeronaves Boeing 737-800 NG, todas equipadas com 189 assentos em classe única. A companhia atende 17 destinos na Argentina, incluindo Buenos Aires, Bariloche, Córdoba e Ushuaia. Desde 2019, a empresa já transportou um total de 600 mil passageiros entre o Brasil e a Argentina.

Esses dados nos dão uma visão fascinante das tendências de viagem entre o Brasil e a Argentina. Será interessante ver como essas tendências evoluem nos próximos anos. Seja como for, a Flybondi certamente estará lá para conectar os dois países.