O Ministro do Turismo, Celso Sabino, revelou durante uma sessão na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, realizada na terça-feira (22), que o governo está prestes a apresentar um novo programa com o objetivo de tornar as passagens aéreas mais acessíveis.
Segundo o site Poder 360, as negociações com as companhias aéreas estão em estágio avançado. Além do Ministério do Turismo, outras entidades como os Ministérios dos Portos e Aeroportos, Minas e Energia, bem como as principais companhias aéreas do país, incluindo Gol, Latam e Azul, juntamente com a Abear (Associação Brasileira de Companhias Aéreas), estão participando das discussões.
O programa tem como metas principais a redução dos preços das passagens, a ampliação das conexões internas e o aumento do número de destinos atendidos, além da melhoria das conexões internacionais. Paralelamente, estão sendo conduzidas negociações com as empresas aéreas para flexibilizar os preços das passagens adquiridas próximo à data da viagem.
Não ficou claramente esclarecido se este novo programa está relacionado ao projeto Voa Brasil, que tem a intenção de disponibilizar cerca de 1,5 milhão de passagens por mês, ao preço de R$ 200, com prioridade para aposentados e pensionistas. Novas informações serão aguardadas nos próximos dias, quando o governo fará o anúncio oficial.