Mesmo depois da pandemia, o turismo brasileiro ainda enfrentava dificuldades, porém, esse cenário está mudando. Somente nos dois primeiros meses de 2023, os viajantes internacionais deixaram mais de 1,133 bilhão de doláres no Brasil.
Mais de 1,5 milhão de visitantes de outros países
Em janeiro e fevereiro de 2023, a Policia Federal registrou 1.502.257 turistas estrangeiros. Esse é o melhor número dos últimos cinco anos. No ano anterior a pandemia, 2019, o Brasil conseguiu a entrada de 1.142.871 estrangeiros e o valor arrecadado foi de 1,1 bilhão de dólares.
“No ano passado, a retomada do turismo internacional pós-pandemia, no Brasil, estava abaixo da média mundial, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. A mudança de governo foi determinante para revertermos esse quadro no início do ano. O mundo quer vir para o Brasil porque agora reconhece um povo que respeita a democracia, tem responsabilidade climática, combate o racismo, respeita e valoriza sua diversidade, e quer com seu turismo contribuir para a consolidação desse Brasil”, enfatiza o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)

Qual é a importância desses dados sobre o turismo?
A entrada de dólares na economia com o turismo internacional é fundamental para o país. Pois, o turismo gera emprego e renda para os brasileiros. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2023, 604 milhões de dólares entraram no Brasil, já em fevereiro, o valor foi de 529 milhões de dólares.
O Brasil é um país enorme cheio de potencialidades ainda pouco exploradas que o turista estrangeiro tem muito interesse em visitar. Os europeus, por exemplo, procuram um turismo que permite viver a cultura do local visitado e se conectar cada vez mais com a natureza.