banner-foz-itaipu-foz

Foz do Iguaçu é uma cidade linda e que merece o reconhecimento pelas suas belas paisagens naturais, povo hospitaleiro e cultura das três fronteiras – Brasil, Argentina e Paraguai. Porém, cada estação oferece coisas diferentes, e dependendo do que você curte, é bom dar uma pesquisada sobre qual a melhor época para visitar Foz.

Com isso em mente, a 100fronteiras reuniu uma lista com os prós e contras de cada estação aqui em Foz do Iguaçu, e também mais algumas dicas sobre a visita à Terra das Cataratas!

Verão em Foz

Aqui em Foz, principalmente em dezembro, janeiro e fevereiro, o calor não perdoa ninguém. Os dias de verão na cidade são longos e podem chegar até aos 40ºC, com o tempo bem abafado e seco, então é importante sempre carregar uma garrafinha d’água e usar roupas leves!

Foz do Iguaçu tem muitos passeios para fazer, como a visita no Parque das Aves, Itaipu Binacional e muitos outros, então para fazer esses passeios no verão é preciso ter cuidado. Os efeitos de uma onda de calor podem ser graves, causando até um desmaio.

Porém existem muitos passeios refrescantes aqui em Foz, por exemplo as Cataratas do Iguaçu! Apesar de ser uma boa caminhada, o percurso inteiro é rodeado de bom ar e no final, você ganha um banho das águas das cachoeiras. 

Cataratas-do-Iguaçu
Cataratas do Iguaçu. Foto: Assessoria Visit Iguassu.

Por ser período de férias, geralmente os passeios ficam bem cheios então tenha isso em mente também.

Além disso, a vida noturna no verão em Foz do Iguaçu fica viva! Por ser uma cidade turística e também com muitas culturas, a cidade tem muitos bares e restaurantes, então com certeza você consegue achar um bem gostoso.

Primavera em Foz

Na primavera, que vai de setembro até dezembro, as árvores florescem! A Avenida Brasil, que fica no centro de Foz, tem muitos ipês floridos então o passeio é uma ótima ideia para apreciar a paisagem. 

A primavera na cidade é de muita beleza, com o céu azul e a maioria dos dias ensolarados, sendo uma experiência inesquecível, e muitas pessoas vem visitar Foz nessa época.

avenida brasil
Primavera em Foz do Iguaçu. Foto: Lilian Grellmann/100fronteiras

Porém, como o tempo de Foz do Iguaçu é bem imprevisível, na primavera ainda temos dias bem quentes, apesar de um pouquinho mais fresco. Por isso, pode trazer um casaco, mas não precisa se preocupar com isso, pode deixar o espaço na mala para presentes e lembrancinhas.

Inverno em Foz

O mês de julho é o mais intenso na questão do frio na cidade, a temperatura média ficando na casa dos 18ºC. Pode não parecer tanto, mas o frio daqui pode te surpreender às vezes! Traga seus agasalhos e blusas, e se quiser visitar as Cataratas não esqueça de trazer meias secas na mochila, por conta da umidade.

Porém, a temperatura muda bastante. A maioria dos dias são frescos e úmidos, os dias mais gelados (que podem chegar a 4ºC) não acontecem com frequência, e quando o céu abre, dando lugar ao Sol, não fica tão frio assim.

A vazão das Cataratas tende a diminuir no inverno, por conta da falta de chuva, mas a visão fica melhor, menos turva e sem muita espuma, como na época de calor. 

Como dito antes, a gastronomia de Foz do Iguaçu é variada, principalmente no inverno. Têm muitos buffets de sopa pela cidade, vinhos para experimentas e também o famoso fondue, doce ou salgado. Além disso, em Puerto Iguazú, que faz fronteira com Foz, existem muitos cafés deliciosos para apreciar. 

Outono em Foz

Já no outono, o tempo também é meio imprevisível. No momento que escrevo, dia 5 de maio, estamos no outono, porém está calor, com o sol brilhando intensamente e um pouco de vento, mas semana passada estava um frio!

Outono em Foz do Iguaçu. Foto: Mariana Costa/100fronteiras

Prepare bem sua mala para o tempo de Foz no outono, pois pode mudar rapidamente. Confira sempre o clima do período que vai visitar a Terra das Cataratas.

E falando nas Cataratas, o passeio nela fica ótimo no outono. As chuvas começam a cessar no começo de março, então para poder observar bem as cachoeiras é um bom período. Ainda pode se esperar uma certa umidade, tanto pelo tempo quanto pela água das Cataratas. É bom trazer meias secas, caso no dia a névoa úmida esteja bem presente.

Enfim, qual a melhor época para visitar Foz do Iguaçu?

Depende muito do que você busca ao visitar Foz do Iguaçu. Caso queira aproveitar os passeios mais conhecidos, como a Itaipu, Cataratas e Parque das Aves, é mais recomendável vir quando estiver mais calor, como na primavera ou verão. Mas caso queira aproveitar o outro lado da cidade, de restaurantes e lugares menos conhecidos, conhecer a fundo mesmo, é melhor um tempo mais calmo, sem muito sol escaldante, então é recomendável o outono ou inverno.

Mas, durante o ano inteiro, Foz do Iguaçu é deslumbrante, pode ter certeza! Cada estação vai valer a pena. Moro aqui desde que nasci, e todo dia me surpreendo com as cores que o céu apresenta, os bosques com árvores exuberantes, as pessoas e as diferentes culturas da cidade e, principalmente, me orgulho de poder chamar Foz do Iguaçu de lar.

Se ainda estiver em dúvida sobre visitar Foz do Iguaçu, recomendo dar uma olhadinha nas imagens incríveis da cidade e também passear pelo nosso portal, pois você vai descobrir que Foz tem muito a oferecer.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião