A icônica Garganta do Diabo, parte importante das Cataratas do Iguaçu localizada na Argentina, permanecerá fechada até novo comunicado. Este fechamento é uma medida preventiva de segurança, tomada pela equipe do Parque Nacional Iguazú, que envolve a retirada das grades das passarelas e do balcão para garantir a segurança tanto dos visitantes quanto dos trabalhadores do Parque.

Esta é uma ação habitual que é realizada por conta da cheia do rio Iguaçu com o objetivo de preservar as estruturas das passarelas. Todos os demais circuitos do Parque Nacional do Iguaçu estão operando normalmente para visitação. Os visitantes que já adquiriram seu ingresso para o Parque Nacional do Iguaçu com antecedência e desejam reprogramar sua visita, podem fazê-lo sem custo adicional nos próximos dias.

Segundo os técnicos, a vazão deve chegar a 10 milhões de litros de água por segundo nesta quarta-feira (12) devido as fortes chuvas que caem na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, obrigando a abertura de comportas das usina hidrelétricas em seu percurso de Curitiba até a foz do rio Paraná, em Foz do Iguaçu.

O intendente do Parque Nacional Iguazú, Claudio Sacramento, informou ao portal LaVozDeCataratas que já começaram a remoção das grades da passarela o circuito, para facilitar a passagem da água e garantir segurança aos visitantes.

No lado brasileiro das Cataratas, todas as passarelas seguem abertas normalmente em todo o horário estendido, das 8h às 16h, segundo a concessionária Urbia Cataratas.