O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O Parque Nacional do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado do Brasil, de acordo com o levantamento do Ministério do Turismo. Os dados mostram que, nos primeiros sete meses de 2023, o parque atraiu mais de um milhão e 62 mil pessoas, vindas de 155 diferentes países.
No ranking dos mais visitados, o Parque Nacional do Iguaçu fica atrás apenas dos Parques Nacional da Tijuca (RJ), com 3,5 milhões de visitantes, e Jericoacoara (CE), com 1,6 milhão.
Em 2019, o parque registrou mais de dois milhões de acessos, alcançando um recorde histórico. A beleza do Parque Nacional do Iguaçu é reconhecida por seu maior conjunto de quedas d’água do mundo. Comparado ao ano passado, os números de 2023 já são mais do que o dobro do total registrado em 2021, quando o parque teve aproximadamente 700 mil visitantes.
Os números indicam uma recuperação saudável no turismo brasileiro, conforme observado pelo prefeito Chico Brasileiro:
O turista estrangeiro retornou e já retomamos com folga aqueles índices registrados nos anos anteriores à pandemia. Todos querem visitar Foz do Iguaçu, destino do mundo.
prefeito Chico Brasileiro
Localizado nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu abriga mais de 185 mil hectares de reserva ambiental, sendo parte do bioma da Mata Atlântica. A biodiversidade das espécies nativas, as florestas e as cachoeiras têm sido um grande atrativo, especialmente para turistas amantes da natureza e aventura.
O parque conserva um dos maiores trechos de vegetação original da região do Alto Paraná, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É um lar para mais de 250 espécies de borboletas, 45 mamíferos, 12 anfíbios, 41 serpentes, oito lagartos, 18 peixes e 200 espécies de aves.
Junto à unidade argentina, os parques do Iguaçu somam 252 mil hectares, equivalente a 2,5 mil quilômetros quadrados, o maior remanescente do bioma da Mata Atlântica.