Nesta segunda-feira, dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo. E não poderíamos deixar de parabenizar a região trinacional.

Quando se fala de turismo em Foz do Iguaçu, remete a tantas coisas, como vida econômica, entretenimento e beleza. A cidade no momento se recupera da pandemia, mas mesmo com os obstáculos o Destino Iguaçu não perdeu sua fama, aliás, pelo contrário, o turismo retoma com toda a força agora pós-pandemia.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo deve ter um crescimento de 18,8% no volume de receitas em 2021. Esse número provoca otimismo para empresas do setor, já que 75% do setor projeta crescimento ou estabilidade econômica nos próximos meses, segundo a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Foz do Iguaçu está na lista dos destinos tendência de 2021. O levantamento foi feito pelo Ministério do Turismo, com base nos principais sites de pesquisa do setor, e de publicações e dos roteiros que se alinham à demanda do novo turista, com preferência no Ecoturismo.

Com atrações como as Cataratas do Iguaçu, Macuco Safari, Itaipu Binacional, Refúgio Biológico e outros, Foz está encaminhada para uma rápida recuperação econômica e promete subir nos destaques globais e também no turismo doméstico. 

Toda essa visibilidade de Foz do Iguaçu é graças aos esforços dos nossos guias, que apresentam a cidade ao turista da melhor maneira e graças a importantes entidades do turismo, como Visit Iguassu, Sindhotéis, e Turismo Itaipu.

A 100fronteiras conversou com cada representante dessas Instituições para este dia especial do turismo.

A Elaine Terenelo, diretora executiva do Visit Iguassu, falou algumas palavras de esperança de tempos melhores no turismo que estão por vir.

Foz do Iguaçu é um destino pujante, uma cidade cosmopolita, representada por pessoas e profissionais que lutam e que acolhem. Foram tempos difíceis e ainda são, mas as lutas são maiores, a luta por ver o nosso Destino se destacando no cenário turístico, com tantos novos investimentos públicos e privados sendo realizados por aqui, a luta pela reconquista de eventos e de turistas, para podermos voltar a ver várias nacionalidades andando pela cidade, vivendo experiências incríveis, faz de nós, profissionais do turismo, sermos capazes de acreditar nos nossos sonhos e trabalhar ainda mais para possibilitar a realização dos sonhos de tantas pessoas.

disse elaine terenelo.
 Elaine Terenelo, diretora executiva do Visit Iguassu
Elaine Terenelo, diretora executiva do Visit Iguassu. Foto: Rodrigo Mattjie

Neuso Rafagnin, presidente do Sindhotéis, também destacou a importância da data.

.

“Hoje sem dúvida nenhuma é um dia muito importante para o turismo no Brasil, e com relação a retomada em Foz do Iguaçu, temos que aproveitar essa data para divulgações, e é exatamente isso que a cidade está fazendo, haverá algumas ações através dos empresários iguaçuenses, para que as pessoas que trabalham, mas também não trabalham com o turismo saibam que hoje é uma data comemorativa.”

Finaliza neuso rafagnin, presidente do sindhotéis.
Presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin
Neuso Rafagnin presidente do Sidhotéis

Paulo Angeli, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, contou da experiência não muito boa que teve com o turismo durante a pandemia e revela a esperança na retomada.

“Foi um momento muito difícil, o setor foi um dos mais atingidos pela pandemia. Mas agora estamos esperançosos com a retomada, o feriado prolongado que tivemos no dia 7 de setembro foi uma demonstração de que rapidamente nós vamos voltar a níveis aceitáveis de visitação e com a volta dos eventos nós vamos rapidamente conseguir grandes eventos. Já percebemos uma grande procura pelas pessoas atrás de eventos. Minha experiência durante a pandemia foi um aprendizado e daqui pra frente vamos trabalhar com muita responsabilidade para que nossos turistas voltem rapidamente.”

diz paulo angeli.

Quem não poderia faltar prestigiando o Dia do Turismo em Foz do Iguaçu, é o General João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

“Nesta data em que o turismo é mundialmente lembrado, a Itaipu Binacional reitera o seu apoio a esta atividade tão importante para toda a região da Tríplice Fronteira, especialmente Foz do Iguaçu, nossa cidade-sede na margem brasileira. A Itaipu vai continuar na linha de frente pelo desenvolvimento do turismo e pela valorização dos trabalhadores do setor, como estamos fazendo inclusive durante este período desafiador da pandemia, com obras e ações de divulgação do destino e de incentivo à qualificação da mão de obra.”

finaliza o General João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
General João Ferreira - diretor-geral de Itaipu
General João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Foto: Lukas Franco.

Comemorações Dia Mundial do Turismo em Foz do Iguaçu

Nesta segunda-feira, a Itaipu Binacional está preparando uma comemoração especial em razão ao Dia do Turismo. Será feito um coquetel, e junto ao coquetel, terá o relançamento da iluminação da barragem Itaipu.

Serão reunidos operadores de turismo e a sociedade.

Deixamos aqui nosso agradecimento especial aos guias de turismo que se esforçam e trabalham diariamente mostrando o melhor de Foz do Iguaçu aos turistas. Além de entidades do turismo, parabéns a todos por este dia!

Comentários

Deixe a sua opinião