O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Já estamos em véspera de feriado na fronteira! Você já sabe o que fazer com a família em Foz do Iguaçu? Descansar é uma boa opção, mas visitar os pontos turísticos de Foz do Iguaçu também pode ser uma boa ideia, aliás, a maioria está com programação especial!
Veja a seguir algumas dicas do que fazer em Foz do Iguaçu durante o feriado de Corpus Christi!
Foz do Iguaçu.
As Cataratas do Iguaçu esperam por você neste feriado com horário ampliado
Para os amantes da natureza que planejam visitar Foz do Iguaçu durante o feriado prolongado de Corpus Christi, uma excelente notícia: o Parque Nacional do Iguaçu irá abrir uma hora mais cedo e fechar uma hora mais tarde. De quinta a domingo (8 a 11 de junho), a visitação será das 8h às 17h.
Para dar conta da estimativa de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias, a unidade de conservação contará com um reforço no atendimento, graças ao trabalho da concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do parque.
Os casais em busca de um lugar romântico para celebrar o Dia dos Namorados, que cai na segunda-feira logo após o feriadão, também encontrarão o cenário perfeito no Parque Nacional do Iguaçu.
Fé, solidariedade e tradição: a programação religiosa para Corpus Christi
Cada paróquia terá uma programação distinta, criando um tapeçaria viva de fé e devoção.
Na catedral diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, o tradicional tapete de pós coloridos começará a ser confeccionado às 5h, com jovens e pastorais liderando os trabalhos. A missa, presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges, terá início às 9h30, seguida por uma procissão com o Ostensório. Altares temáticos ao longo do trajeto refletirão a Campanha da Fraternidade deste ano, focada no problema mundial da fome.
Na Paróquia São João Batista, na região central, uma missa às 9h precederá a procissão. Embora não haja tapete este ano, haverá uma coleta de roupas, alimentos e calçados para ajudar famílias necessitadas.
Em Ouro Verde, na Paróquia Espírito Santo, o tapete será montado às 5h, seguido de uma missa às 8h e uma procissão. Assim como no centro, alimentos e roupas serão coletados.
Os fiéis da Paróquia Anunciação do Senhor, no Jardim São Paulo, farão o tapete às 6h e terão a missa às 9h, seguida por uma procissão. As demais paróquias divulgarão suas programações até quarta-feira (7).
Ainda no Dia de Corpus Christi a comunidade de Foz poderá exercer a solidariedade de uma forma ampla participando do Dia da Bondade. Alimentos não perecíveis, roupas, calçados e cobertores poderão ser doados no posto de arrecadação do SuperMuffato da Avenida JK, próximo do Terminal de Transporte Urbano (TTU), no centro.
No espaço serão montadas tendas, onde voluntários trabalharão das 9h às 17h na separação dos donativos, que posteriormente serão entregues à Secretaria de Assistência Social do município. Na data haverá shows, brinquedos para as crianças, serviços de saúde, cortes de cabelo e outras atrações totalmente gratuitas para a população.
procissão com o Ostensório sobre os tapetes coloridos nas ruas relembra a peregrinação de Jesus a Jerusalém. Foto: Rafael Guimarães/Paróquia São Francisco de Assis
Itaipu Binacional com horário ampliado para o feriado
O Turismo Itaipu terá horários especiais durante a programação especial do feriadão de Corpus Christi, desta quinta-feira (8) até domingo (11). a
As visitas terão saídas das 8h30 até às 17h – uma hora a mais no final do dia para os visitantes desfrutarem de toda a beleza e o gigantismo da usina de Itaipu. A expectativa maior é em relação aos passeios Itaipu Panorâmica e Refúgio Biológico Bela Visita, normalmente os mais procurados pelos turistas. Outro roteiro que os turistas adoram é a Itaipu Iluminada, que acontece às sextas-feiras e sábados, a partir das 19h.
Vale lembrar que moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.
Os municípios lindeiros são: Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Também estão inclusos os vizinhos do Paraguai: Ciudad del Este, Hernandárias, Minga Guazú e Presidente Franco.
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.
Opções de passeio:
Itaipu Panorâmica
Feito em ônibus, contempla toda a área externa da usina, incluindo a avenida dos condutos forçados (tubos brancos) e o topo da barragem.
Itaipu Iluminada
Os visitantes vão de ônibus até o Mirante Central, onde ocorre a maior parte da visita (que conta com um vídeo institucional, apresentação de músicas ao vivo da tríplice fronteira e apreciação da iluminação da Usina). O passeio continua com o retorno aos ônibus para contemplação da barragem iluminada, passando pelos condutos forçados e retornando ao Centro de Recepção de Visitantes.
Refúgio Biológico
O passeio é dividido em duas partes. Na primeira, o trajeto é feito em um carro especial. Após embarque no Centro de Recepção de Visitantes, o grupo segue em direção ao Refúgio Biológico Bela Vista, passando pelas margens do lago do Parque da Piracema. Já na segunda parte, o percurso é feito a pé por um trecho de aproximadamente 2 quilômetros, no qual os visitantes participam da atividade de semeadura de uma árvore nativa, conhecem o portinho do Refúgio, às margens do lago de Itaipu e passam pelo Zoológico, que conta com mais de 15 recintos.
Itaipu Especial
O roteiro da Itaipu Especial, além do trajeto externo (que inclui paradas em dois Mirantes e área externa da usina), contempla uma parada a mais, no topo da barragem, a 255 metros de altura em relação ao nível do mar – e visitação à área interna da barragem e da casa de máquinas, onde é possível observar de pertinho os condutos forçados (tubos brancos), as catedrais de concreto, a Sala de Comando Central, a galeria das unidades geradoras e o eixo da turbina.