O passeio Itaipu Especial, que oferece um giro completo pela gigante de energia, em Foz do Iguaçu (PR), com paradas dentro e fora da usina, vai voltar a receber turistas também durante os dias da semana, de quarta-feira até domingo.

Desde fevereiro de 2022, ainda por causa das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, o atrativo só funcionava nos finais de semana e feriados. O avanço da vacinação (mais de 80% da população está com o ciclo vacinal completo) e a queda no número de casos permitiram a ampliação dos dias.

A novidade passa a valer já nesta sexta-feira (29). A disponibilidade de vagas e horários pode ser conferida no site do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina. Basta acessar: www.turismoitaipu.com.br.

Além do Mirante Central, de onde é possível ter uma visão panorâmica da barragem, o Itaipu Especial permite ao turista conhecer a Sala de Comando Central (CCR); passar ao lado dos condutos forçados (os enormes tubos brancos por onde escoam cerca de 700 mil litros de água por segundo); e percorrer a galeria dos geradores, de onde é possível ver as tampas das 20 unidades geradoras.

O visitante também terá a oportunidade de descer de elevador até a cota 92 acima do nível do mar e observar o eixo de uma das turbinas em pleno funcionamento; e depois subir ao topo da barragem, na cota 225 acima do nível do mar, e contemplar a imensidão do reservatório.

Todo o passeio é guiado (em português, inglês e espanhol), com informações técnicas e curiosidades sobre os pontos visitados.

Por ser um circuito em área industrial, onde a produção de energia não para, o turista deverá atender a alguns requisitos, como ter 14 anos ou mais; usar calçado sem salto ou salto com até três centímetros de altura; largura mínima também de três centímetros, preso ao calcanhar; e roupa na altura do joelho, sem fendas ou transparências.

O valor do ingresso é de R$ 130. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm desconto de 50%. Todas as informações de outros passeios, como preços e horários, e compra antecipada dos ingressos, também podem ser feitas diretamente no site do Turismo Itaipu (www.turismoitaipu.com.br).

Comentários

Deixe a sua opinião