Você quer comemorar o feriado de páscoa sem sair da cidade? O turismo local está cada vez mais ganhando força, saiba mais

Turismo local

Poucas pessoas tem o privilégio de morar num cartão-postal como Foz do Iguaçu. Ainda assim, nós que moramos na região muitas vezes deixamos de aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer. Nossa rotina acelerada, as idas e voltas do trabalho ou outros afazeres impedem apreciar Foz da maneira correta.

Neste feriado de páscoa, nós te convidamos a ser um turista em sua própria cidade. Se você mora aqui há anos ou se mudou recentemente, se você curte natureza ou rolês mais urbanos, o que não faltam são opções para todos os gostos.

O turismo local é uma forma de viagem que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Isso porque ele tem como objetivo principal valorizar a cultura e a economia das comunidades locais, ao invés de privilegiar somente as atrações turísticas mais populares e já conhecidas.

Pode incluir atividades como visitas a fazendas locais, caminhadas em trilhas naturais, degustação de alimentos locais e participação em festivais e eventos culturais.

Foto: Manuel Paulo

Dicas para turistar no feriado de páscoa

O primeiro passo é não ter vergonha de turistar na própria cidade. Por exemplo, quando você vai a um parque próximo da sua casa e começa a tirar fotos, sempre vai ter alguém para chama-lo de “turista” em sentido jocoso. Só você não ligar.

Pesquise

Faça uma pesquisa sobre a história e cultura da sua cidade: ler sobre a história e cultura da sua cidade pode ajudá-lo a apreciar mais as atrações turísticas locais e a entender melhor a importância delas. Confira alguns lugares históricos:

  • Marco das Três Fronteiras: Um monumento que marca o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O local oferece uma vista incrível do pôr do sol e é considerado um marco histórico da região.
  • Templo Budista: O templo, inaugurado em 1996, é um dos maiores templos budistas da América Latina. O local oferece uma experiência única de paz e tranquilidade e conta com belos jardins e estátuas de Buda.
  • Ruínas de São Miguel: As ruínas são um dos principais vestígios da missão jesuítica no Brasil, que ocorreu entre os séculos XVII e XVIII. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983 e oferece uma experiência fascinante de imersão na história.

Aprecie a culinária

Comida tem o poder de te conectar com a cultura local, descobrir novos sabores ou até relembrar sua infância. Em Foz do Iguaçu, que é uma cidade conhecida por sua multiculturalidade, as opções são infinitas. Veja alguns exemplos:

Visite as áreas verdes da cidade!

Muitas cidades têm parques e áreas verdes que oferecem um refúgio tranquilo da agitação urbana. Visite esses lugares e desfrute da natureza em sua cidade.

Por exemplo, nossa amada Cataratas do Iguaçu: um conjunto de cerca de 275 quedas d’água localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina. Consideramos, no mundo inteiro, como uma das maiores maravilhas naturais do mundo, as cataratas são um espetáculo de beleza e grandiosidade.