A ITB Berlin (Internationale Tourismus-Börse Berlin) é a maior feira de turismo do mundo. Como próposito, a ITB deseja dar a oportunidade única de aprender sobre diferentes países e regiões ao redor do mundo em um só lugar.
O evento se iniciou ontem, dia 7 de março, e termina no dia 9, na quinta-feira. Pela primeira vez foi realizado presencialmente depois da pandemia. A ITB aponta o segmento do mercado como as viagens de negócios, as tecnologias de viagem, turismo cultural, etc.
O ITB acontece anualmente em março e o tema escolhido para a convenção desse ano foi ‘’Mastering Transformation’’. Cada ano a convenção de turismo recebe mais de 10 mil expositores de 160 países e regiões.
Considerado o maior evento de turismo mundial, a ITB recebe mais de 110 mil visitantes por ano.

Brasil na ITB 2023
Ao todo, 47 coexpositores e 368 metros quadrados farão parte do estante da Embratur na maior feira internacional de turismo. São eles – Cataratas do Iguaçu, Amazonas, Bahia, Bonito, Minas Gerais, Pernambuco, Estado de São Paulo, entre outros.
Os expositores de Foz do Iguaçu já estão marcando presença no evento, como a Jandira Cordeiro da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, Eduardo Prinz e Karin Wanda Wolf.
Segundo o Gerente de Negócios e Eventos da Visit Iguassu, Eduardo Prinz, via redes sociais
‘’Estar aqui (na ITB) é extremamente estratégico para mostrar para esse mercado as nossas potencialidades, nosso destino, nossa estrutura e tudo que temos a oferecer. Isso vai totalmente de encontro com o desejo do alemão que é o destino de natureza, água e aventura’’.
Eduardo Prinz, Gerente de Negócios e Eventos da Visit Iguass.

Paraguai na ITB
O Paraguai também está mostrando todo seu potencial turístico na feira de Berlim impulsionado pela SENATUR e a Itaipu Binacional. O stand paraguaio tem 48 metros quadrados e contêm artesanatos, folclore, amostras gastronômicas e inovações tecnológicas. Além disso, uma área foi destinada para rodas de negócios.
Para mostrar a riqueza natural do Paraguai, haverá uma área interativa para mostrar o turismo de natureza comprometido com o desenvolvimento sustentável nas áreas protegidas do território
O foco do Paraguai será o conceito de sustentabilidade no Turismo baseado fundamentalmente em 3 pilares – pessoas, planeta e prosperidade. A importância da proteção dos recursos naturais será ressaltada com atividades de baixo impacto ambiental e propostas turísticas não-invasivas.

Argentina na ITB 2023
Já a Argentina quer impulsionar na ITB a chegada de novos visitantes internacionais. Ademais, pretende colocar em prática a estratégia de atração de turismo receptivo com ênfase na natureza e produtos típicos.
Nesse evento, serão representados 11 destinos argentinos com 20 operadores turísticos.
De acordo com Ricardo Sosa, Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), ele irá oferecer ‘’Ir a Buenos Aires, curtir um tango, ir á Patagonia, caminhar até o fim do mundo. Depois, chegar nas Cataratas del Iguazú, ao norte.’’Para finalizar, o executivo disse ‘’Vamos oferecer o que o publico alemão sempre gostou – espaços abertos e vinho’’
O fato que o público alemão é um dos principais consumidores do turismo de natureza da argentina será aproveitado ao máximo.
Um diferencial da Argentina é que o país participa há 15 anos do pavilhão LGBTQ+, e foi reconhecida pela própria ITB com o Premio de Pioneirismo na liderança e compromisso com a promoção do turismo LGBTQ+.
