Neste 8 de maio, quando celebramos o Dia Nacional do Turismo, temos mais um motivo para comemorar: o crescimento das viagens aéreas no Brasil.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o país registrou um aumento de 8% nas viagens aéreas em março deste ano, superando o crescimento dos Estados Unidos (4,4%), que possui um forte turismo interno.
Além disso, o volume de passageiros aéreos no Brasil está apenas 0,2% abaixo do contabilizado no mesmo mês de 2019, ano anterior à pandemia de covid-19.
Daniela Carneiro, ministra do Turismo, destaca que esses números indicam a recuperação do setor turístico brasileiro, um dos mais afetados pela pandemia.
Os números só reafirmam o potencial do nosso país e demonstram a capilaridade do setor aéreo nacional. Com os destinos mais acessíveis, conseguimos ampliar a conectividade dos turistas nacionais e estrangeiros às belezas do nosso país
Daniela Carneiro

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou recentemente que 7,4 milhões de pessoas se locomoveram em viagens aéreas domésticas no Brasil em março, um aumento de um milhão de passageiros em relação ao mesmo período de 2022. Isso mostra a crescente importância do turismo interno no país, que contribui significativamente para a economia e a geração de empregos.
Além disso, a demanda e a oferta do setor aéreo apontam que foram ocupados 10 milhões de assentos em março deste ano, um aumento em comparação aos 8 milhões ocupados no mesmo período do ano passado. A taxa de aproveitamento para março de 2023 foi de 78,9%. O mês também contabilizou 38 milhões de cargas de correio em voos domésticos.
No cenário latino-americano, a IATA identificou um crescimento de 36,5% no tráfego de março em relação ao mesmo período de 2022.
“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia”
afirma Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Neste Dia Nacional do Turismo, celebramos o crescimento do setor e o potencial do Brasil como destino turístico. É fundamental continuar investindo em infraestrutura, capacitação e promoção do turismo sustentável, a fim de garantir que as belezas naturais, históricas e culturais do país sejam preservadas e valorizadas para as futuras gerações.
Veja também: Companhia anuncia voo direto entre Foz do Iguaçu e Lima, no Peru; veja os horários
