O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Nesta quinta-feira (15), a Portos do Paraná recebeu Dario Rustico, o Presidente Executivo para as Américas Central e do Sul da empresa de cruzeiros, Costa Cruzeiros. Durante a visita, Rustico explorou o cais e os berços potenciais para a atração de navios de passageiros. Além disso, ele teve a oportunidade de visitar o Santuário do Rocio, onde serão realizados os processos de embarque e desembarque de turistas, bem como os principais pontos turísticos da cidade.
Pioli, que desempenhou um papel crucial na introdução da MSC Cruzeiros ao Paraná, com escalas confirmadas de dezembro a março no Porto de Paranaguá, ressaltou que a interação com a Costa Cruzeiros visa impulsionar ainda mais o turismo na região.
“A inclusão de mais uma empresa significa mais criação de empregos e aumento da renda para a nossa população. Estamos empenhados nessas negociações para que Paranaguá se torne um ponto de referência no circuito turístico marítimo brasileiro”, afirmou Pioli.
Rustico, por sua vez, expressou otimismo sobre as oportunidades de desenvolvimento na região. “Estamos aqui para avaliar a infraestrutura e acreditamos que temos muitas oportunidades de crescimento. Queremos que, num futuro próximo, o Porto de Paranaguá seja mais um ponto de embarque e desembarque para os nossos cruzeiros. O Paraná desperta o nosso interesse por causa dos seus belos destinos”, disse Rustico.
Costa Cruzeiros estuda incluir Paraná na rota dos navios de passageiros. Foto: Portos do Paraná.
A questão ambiental e a sustentabilidade também desempenham um papel crucial na escolha dos destinos. Rustico acrescentou: “Essas questões são muito importantes para a nossa indústria. Estamos na vanguarda do desenvolvimento de um novo tipo de energia para abastecer os navios, como o gás natural liquefeito, e continuamos a investir pesadamente nesse setor”.
Maria Plahtyn, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, que também esteve presente no encontro, observou que este é um marco importante. “É o reconhecimento de muito trabalho, de um Porto de Paranaguá modernizado, capaz de atender à demanda. Já temos a MSC Cruzeiros operando na cidade, agora a possibilidade da Costa Cruzeiros se interessar pelos nossos atrativos é um grande passo. Representa a chegada de mais um emissor de turistas, mais um destino prestigiado, mais um mercado a explorar”, concluiu.