Que tal viver uma experiência ancestral? Localizado no Cerro Yaguarón, o Museu Tava Jaguarú conecta os visitantes com as raízes e a cultura dos indígenas do Paraguai.

O centro cultural reproduz elementos de uma cultura que ainda está viva – a cultura indígena. Construído em 2020, o Museu Tava Jaguarú é recente e explora a herança yaguaron no Paraguai.

Ainda é um atrativo turístico pouco conhecido, mas o espaço permite aprender muito sobre os povos originários do Paraguai.

Detalhes do Museu Tava Jaguarú

Separado em três salas, o Museu aborda cada tema em um lugar. A primeira exposição, chamada de ‘’Herança’’, tem a banda Peteke Peteke ilustrada nos murais, um grupo musical de mais de 300 anos. Além disso, murais com crianças brincando e indígenas produzindo pigmentos naturais embelezam a sala.

‘’Sociedade e Economia Indígena’’ é o nome da segunda sala que expõe os objetos das atividades produtivas. Nesse área você pode ver utensílios de caça e pesca, coleta, cestaria, atributos de poder político, religiosos e rituais espirituais da época.

Por fim, na terceira sala, o tema Alimentação e Consumo Ancestral faz uma reprodução de uma cozinha antiga, ou seja,“un tataypy”. Através dos alimentos, é possível se conectar com a dieta tradicional paraguaia que é cheia de grãos, pescados, frutas e verduras. 

Onde o Museu Tava Jaguarú está localizado?

O centro de interpretação cultural está na rua Mariscal Francisco Solano López 667, na cidade de Yaguarón, no Paraguay.

Fica a um pouco mais de 1 hora de distância de Assunção, Capital do Paraguai. De Ciudad del Leste, pode demorar até 4 horas de carro.

Já tinha ouvido falar sobre mais esse atrativo turístico da Tríplice Fronteira?

Avatar photo

Estudante de Jornalismo na PUC-SP e redatora na 100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião