Você conhece a história que existe por trás de uma das 7 maravilhas da natureza? Ela envolve amor proibido e revolta. Venha conhecer a lenda das Cataratas do Iguaçu e quem sabe apreciar ela no Marco das Três Fronteiras!  

A lenda das Cataratas do Iguaçu

Onde atualmente é uma das 7 maravilhas da natureza, muitos anos atrás era um rio calmo, cercado por floresta, onde nas margens viviam a tribo de índios Caingangues. Eles viviam em harmonia com a natureza, e acreditavam no Deus das águas M’boi, filho de Tupã, Deus dos índios e criador de tudo. M’boi teria a fisionomia de uma grande serpente e vivia no rio Iguaçu. Com a crença fiel aos deuses, quando acontecia enchente, ou falta de peixes, acreditavam que seria um castigo vindo de M’boi. 

O acordo da lenda das Cataratas do Iguaçu

Certa época, começou a faltar muitos peixes na tribo, os índios, sem mais alternativas e preocupados com seu povo passando fome resolveram procurar M’boi. Ofereceram um trato, a cada ano seria entregue a índia mais bonita como forma de pagamento para que não faltasse mais peixes e que tivessem sempre água fresca, M’boi aceitou.

Naipi

Chegou o ano de Naipi ser entregue ao deus das águas. Naipi era filha de Igobi, o cacique da tribo. Ela era a mais inteligente e bonita da tribo, tão linda que as águas do rio Iguaçu paravam quando ela admirava seu reflexo.

Lenda das Cataratas Marco das 3 Fronteiras
Naipi e Tarobá. (Foto: Nilton Rolin)

Preparativos

Toda a aldeia se preparava para a grande festa de entrega, Cacique estava muito orgulhoso por entregar sua filha ao deus das águas. Toda a aldeia foi enfeitada e preparados muitos “cauim”, bebida típica distribuída na cerimônia que aconteceria. E foi quando Tarobá avistou Naipi em uma das danças e logo se apaixonou. 

Amor proibido 

Tarobá era um dos guerreiros mais forte da tribo, e sabia do título de Naipi e também que ela era a próxima prometida ao M’boi. Mas ainda assim, ignorou suas crenças e foi falar com a mais bela índia e logo se apaixonou. Os dois sabiam que era um amor proibido, além de ser um grande desrespeito aos antepassados e o acordo com M’boi seria desfeito.

Lenda das Cataratas Marco das 3 Fronteiras
 Apresentação de dança folclórica que acontece no Marco das Três Fronteiras, Naipi e Tarobá. (Foto: reprodução Marco das Três Fronteiras. (Foto: Nilton Rolin)

A fuga

O casal proibido deixou o amor agir, deixaram todas as crenças e promessas para trás e planejaram sua partida. Decidiram esperar M’boi descer até o fundo do rio para dormir, assim eles conseguiriam pegar a canoa e fugir de todos. Caiu a noite, M’boi adormeceu. Chegou a hora! Pegaram a canoa e partiram rio a fora. O movimento das águas acordou M’boi, furioso com o incômodo ele subiu até a superfície para ver o que estava acontecendo e avistou sua prometida em uma canoa com outro homem, indo embora.  

As Cataratas do Iguaçu

Tomado pela raiva, a grande serpente nadou em direção aos dois, que já estavam quase chegando no Rio Paraná, onde M’Boi não tinha permissão para ir. Percebendo que iria perder Naipi, ele levantou seu grande corpo nadando rio abaixo em direção a canoa. Assim, abriu uma enorme fenda, onde o casal desapareceu e as Cataratas do Iguaçu foram formadas. Pai de M’boi, o grande Deus Tupã, chateado com toda a história resolveu castigar os três, transformando a linda Naipi em uma rocha, o guerreiro Tarobá em uma Palmeira e aprisionou a grande serpente dentro da garganta do diabo (uma das quedas mais impressionantes das Cataratas do Iguaçu), para sempre. Diz a lenda, que você consegue avistar a rocha e a palmeira enquanto anda pela trilha do parque. 

Veja o documentário sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu:

Funcionamento

O Parque Nacional do Iguaçu abre de terça a domingo, das 9h às 16h. A compra do ingresso é somente online, onde você escolhe o horário e o dia da visita, lembrando que as vagas são limitadas por hora – por conta da pandemia do Covid-19, além de ser obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm acesso ao passe comunidade. Para comprar seu ingresso, clique aqui.

Descubra o novo horário de atendimento do Parque Nacional do Iguaçu

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu, visite as quedas com outro olhar.

Marco das Três Fronteiras

Quer conferir a lenda das Cataratas Iguaçu de pertinho? Então visite o Marco das Três Fronteiras e aproveite o show cultural que faz uma viagem de volta ao tempo. As apresentações culturais ocorrem a partir das 18h30m. O Marco das Três Fronteiras está aberto de terça-feira a domingo, das 15h às 21h.

Para saber mais e garantir o seu ingresso, clique aqui.

Comentários

4 Comentários

Deixe a sua opinião