Brasil, Paraguai e Argentina têm muitas mulheres na liderança e fazendo a diferença no setor turístico.
No Brasil, Daniela Carneiro foi eleita Ministra do Turismo no Governo Lula. Antes dela, apenas duas mulheres assumiram o cargo – Marta Suplicy e Dorothea Werneck. Com 15 anos consecutivos de homens no poder do turismo, Daniela assumiu o cargo e promete mudar a ideologia de gênero.
Ter mulheres à frente de cargos representativos, também no Turismo, é um grande passo que levará a sonhada igualdade de gênero em nossa sociedade.
Daniela Carneiro, ministra do turismo.
Segundo a Ministra, que também é pedagoga, é necessário atuar na mudança cultural da população, principalmente das crianças e adolescentes.
A educação empodera e é o melhor caminho para diminuir as desigualdades que afligem as mulheres, não só no setor de Turismo, onde 54% da força de trabalho é feminina, mas também nas demais cadeias econômicas produtivas.
Ministra do Turismo Daniela Carneiro
No Paraguai, também se tem uma mulher como Ministra do Turismo, Sofía Afara está no cargo desde 2018 e já viajou para diversos lugares representando o país. Sofía planeja transformar Ciudad del Leste com um dos mais importantes destinos turísticos do país.
Ministra do Paraguai Sofía Afara
Mesmo com um Ministro do Turismo na Argentina, o país conta com um alto público feminino no comando do setor turístico. Na matéria ‘’En Misiones, el turismo tiene cara de mujer’’, a jornalista Karen Fiege cita 12 mulheres responsáveis pelo Turismo da província. Uma delas, é a Malvina Solis, que desempenha o Ministério de Turismo da Província no cargo de Diretora de Desenvolvimento Turístico Estratégico de Misiones. Além disso, ela atua como colunista na 100fronteiras.
Diretora de Desenvolvimento Turístico Estratégico de Misiones, Malvina Solis