O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foto: Nilmar Fernando e Lucas Santos #FotoEquipeCataratas
Durante o feriadão de Finados, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu uma expressiva quantidade de visitantes, somando 24.588 pessoas ao longo dos quatro dias, de 2 a 5 de novembro.
Este marco turístico não se limitou apenas a brasileiros, visto que pessoas de outras 69 nacionalidades tiveram a oportunidade de apreciar as maravilhas desse Patrimônio Mundial Natural.
Nesse período, as Cataratas do Iguaçu exibiram uma vazão de água significativamente acima da média. Nas últimas duas semanas, o volume d’água tem se mantido acima dos valores usuais.
No sábado, 4 de novembro, atingiu a impressionante marca de 17 milhões e 300 mil litros por segundo, cerca de 11 vezes a média padrão, que é de um milhão e 500 mil litros. Mas a maior vazão deste ano foi registrada no dia 30 de outubro quando o volume dágua bateu a casa dos 24 milhões de litros por segundo.
O presidente da Urbia Cataratas Munir Calaça, concessionária responsável pela gestão turística do parque, expressou sua satisfação com o feriado, destacando o atendimento excepcional proporcionado pela equipe do parque, que contribuiu para marcar a experiência de milhares de visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros, durante esses quatro dias. Muitos tiveram a oportunidade de visitar o parque pela primeira vez e foram agraciados com o espetáculo que as Cataratas oferecem nos dias de grande vazão.
Brasileiros, argentinos e estadunidenses são a maioria
Foto: Nilmar Fernando e Lucas Santos #FotoEquipeCataratas
Nesse período, pessoas de todos os continentes contemplaram as Cataratas do Iguaçu. Após os brasileiros, os visitantes mais frequentes foram argentinos, estadunidenses, paraguaios, franceses, espanhóis, peruanos, uruguaios, alemães, chilenos, colombianos, austríacos, mexicanos, australianos, italianos, ingleses, canadenses e holandeses.
Entre os estados brasileiros e o Distrito Federal, os que mais contribuíram para esse fluxo de visitantes foram o Paraná (5.576), São Paulo (5.187), Santa Catarina (1.918), Rio Grande do Sul (1.284), Mato Grosso do Sul (304), Minas Gerais (559), Rio de Janeiro (569), Espírito Santo (147), Goiás (91), Bahia (178), Alagoas (91), Pernambuco (89), Acre (151), Paraíba (57), Ceará (79), Distrito Federal (62), Mato Grosso (47), Sergipe (21), Tocantins (10) e Amazonas (84).
Além da visita às Cataratas, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar o Sunset Porto Canoas, uma experiência única na Praça Santos Dumont, localizada no final da Trilha das Cataratas.
Essa iniciativa, organizada pela concessionária Urbia Cataratas, ofereceu momentos de descanso e celebração aos visitantes, valorizando a contribuição de Santos Dumont na criação do Parque Nacional do Iguaçu.
Para aqueles que desejam vivenciar essa experiência única, é importante se organizar antecipadamente, adquirindo ingressos on-line para visitar o Parque Nacional do Iguaçu no site oficial das Cataratas (www.cataratasdoiguacu.com.br). As entradas são agendadas por horário e data, garantindo uma visita tranquila e proveitosa. (Com informações da Urbia Cataratas- PNI)