Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Que as Cataratas do Iguaçu são uma das Maravilhas da Natureza, isso todo mundo que a visita só de olhar aquela beleza toda já sabe. Mas foi em 11 de novembro de 2011 que nossas lindas Cataratas foram escolhidas e declaradas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

A eleição se deu através de voto popular via internet. E, assim foi implementado dentro do Parque Nacional do Iguaçu o Dia das Cataratas – ou Cataratas Day, realizado todo dia 11 de novembro, que visa fortalecer a conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu.

  • cataratas-day

Segundo o website Panrotas, no ano de 2019 foi registrado a presença de 12.915 pessoas no #CataratasDay.

História Dia das Cataratas

A história do Dia das Cataratas começou em 2007, com a participação de 440 atrativos de 200 países. A disputa foi acirrada e movimentou toda a cidade em prol desse título. Campanhas na TV, rádio e mídias sociais foram agitadas na época, a fim de, chamar a atenção de moradores e turistas para a votação. Impossível esquecer da música de campanha: “Vai ser um chuá, o Brasil vai votar, as Cataratas do Iguaçu vão ganhar…

As Cataratas receberam oficialmente o título no dia 25 de maio de 2012 em um evento aberto ao público organizado no Gramadão da Vila A. Já, no ano de 2013 foi colocada uma placa de bronze de aproximadamente 300kg, confeccionada pela Fundação New Seven Wonders, (que organizou a votação), instalada na entrada no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

Confira a lista das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza:                                  

1.    Amazônia, América do Sul

 Amazônia, América do Sul
Amazônia, América do Sul

2.    Baía de Ha Long (Ha Long Bay), Vietnã

Baía de Ha Long (Ha Long Bay), Vietnã
Baía de Ha Long (Ha Long Bay), Vietnã

3.    Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

cataratas-do-iguaçu-foz
Foto: Nilton Rolin/Cataratas do Iguaçu S.A.

4.    Ilha de Jeju, Coreia do Sul

Ilha de Jeju, Coreia do Sul
Ilha de Jeju, Coreia do Sul

5.    Parque Nacional de Komodo, Indonésia

 Parque Nacional de Komodo, Indonésia
Parque Nacional de Komodo, Indonésia

6.    Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, Filipinas

Puerto-Princesa Subterranean River National Park (Philippines)

7.    Montanha da Mesa, África do Sul

 Montanha da Mesa, África do Sul
Montanha da Mesa, África do Sul

Esse ano, a comemoração se tornou uma pouco mais limitada e com restrições por conta do momento de pandemia mundial em que vivemos. Mas isso não tira o brilho da nossa estrela principal. Durante todo o dia de hoje (11), a ação tem como objetivo, divulgar o atrativo turístico por meio das fotos e vídeos dos visitantes nas redes sociais com a hashtag #cataratasday2020.

Adélio Demerteko, diretor executivo – Grupo Cataratas, nos concedeu uma entrevista exclusiva falando sobre essa data tão significativa para nossa cidade.

Adélio-Demerteko-diretor executivo-Grupo-Cataratas
Adélio Demerteko, diretor executivo – Grupo Cataratas

100fronteiras – Qual a importância para nossa cidade ter uma das Sete Maravilhas da Natureza? Você acredita que essa data veio para fortalecer ainda mais nosso turismo, para aquele turista que visa o turismo ecológico?

Adélio Demerteko – Com certeza! Estar nessa seleta lista das 7 maravilhas da natureza é uma conquista que agrega muito valor ao nosso destino. Não existe como dimensionar o tamanho disso, é algo muito grandioso!

100f. – Você se lembra o que sentiu, ao receber a notícia desse título?

A.D. – Foi um sentimento de muito orgulho e felicidade. Sabíamos que tínhamos alcançado algo que trataria muitos benefícios de curto prazo e principalmente para as futuras gerações.

100f. – Estamos passando por um momento de pandemia, as comemorações tiveram que seguir alguns protocolos quais foram?

A.D. – Sim, estamos mantendo um limite diário de visitantes para garantir maior proteção aos visitantes. Disponibilizamos 300 ingressos por hora, somando um total de 2.400 ingressos.

100f. – Qual a sensação de poder comemorar pela nona vez essa data especial?

A.D. – O Cataratas Day é uma celebração que aumenta a nossa autoestima e o nosso sentimento de pertencimento. É mais um motivo para acreditarmos num futuro próspero para a nossa cidade.

 

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu – Foto: Lilian Grellmann

O Parque Nacional do Iguaçu onde está localizada as Cataratas é um dos atrativos naturais mais visitados do mundo e o segundo mais visitado do Brasil, recebendo aproximadamente mais de dois milhões de pessoas por ano. As Cataratas têm aproximadamente 275 quedas d’água (dependendo da vazão do rio) de até 80 metros de altura. Dividimos essa beleza natural com o lado argentino, na cidade de Puerto Iguazú, província de Missiones, na Argentina.

Espaço Publicitário