O setor de turismo no Brasil criou mais de 105 mil empregos no país, durante o 1º semestre deste ano. Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante o primeiro semestre deste ano, o turismo brasileiro registrou um crescimento notável na criação de empregos, gerando mais de 105 mil novos postos de trabalho, ou seja, a cada 10 empregos 1 era neste setor.

Esses dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo em 27 de julho. Somente no mês de junho, o setor foi responsável pela geração de mais de 21,4 mil empregos em todo o país.

Dentre os segmentos que mais contribuíram para essa expansão no período em questão, destacam-se o setor de alojamento e alimentação, com a criação de mais de 13 mil vagas, e o de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 2 mil novos postos. O grupamento de serviços, ao qual o setor de turismo está incluído, admitiu um total de 76.420 novos profissionais, reforçando ainda mais o impacto positivo desse crescimento no mercado de trabalho.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou confiança no potencial contínuo do setor para ampliar ainda mais esses números e assumiu o compromisso de trabalhar para tornar esse potencial uma realidade tangível. Segundo ele, o turismo tem a capacidade de aumentar significativamente sua participação na economia do país.

Em Foz do Iguaçu o turismo é uma das principais economias da cidade. Atualmente, segundo o Caged, a cidade conta com 1378 postos de trabalho no setor de turismo, no período de 2022 até agora, sendo 131 somente em 2023.

Dados Caged Foz

Fonte: Ministério do Turismo