Cada vez mais brasileiros pesquisam e reservam suas viagens online, sem qualquer contato com uma agência de viagens ou balcão físico. Nunca foi tão fácil, conveniente e acessível reservar viagens pela Internet, mas fazê-lo implica vários riscos que devem ser tidos em conta.

Segundo um relatório emitido por uma popular companhia de cibersegurança, 1 em cada 3 pessoas foi enganada ao reservar viagens online, sendo que mais de um terço dos burlados perdeu mil ou mais dólares no processo (aproximadamente $R4.800).

Os golpes em sites de reservas de viagens são extremamente prevalentes ainda que mais de metade dos inquiridos pelo relatório (61%) assuma estar mais preocupado com sua segurança digital do que com sua segurança física.

Se esse também é o seu caso, temos várias dicas que podem ajudá-lo a viajar em segurança — mesmo ao marcar a sua viagem na Internet!

A constante procura por preços mais baixos

Os sites de viagens são um alvo fácil para hackers porque as pessoas tendem a procurar o negócio mais barato possível no momento de comprar voos ou reservar hotéis. Segundo o relatório citado acima, mais de metade das pessoas (56%) admite ser mais provável procurar uma barganha online do que ao negociar numa loja ou balcão físico.

Esta atitude faz com que seja mais fácil cair em esquemas montados por sites de viagens falsos ou e-mails de phishing, cujo objetivo é o extravio generalizado de dados. Alguns e-mails tentam atrair vítimas com hiperligações a sites falsos que prometem descontos, promoções especiais, ou ofertas grátis a troco da submissão de informações privadas. Seu único propósito, contudo, é a coleção indevida do nome, morada, e/ou informações bancárias de potenciais vítimas de fraude ou roubo de contas.

Os sites falsos de viagens também incluem outros riscos de cibersegurança, como a transmissão de malware. Malware é o nome usado para descrever qualquer gênero de software que, sendo normalmente descargado sem o conhecimento do usuário, é desenhado com uma intenção maliciosa.

Perante tantos perigos, será que os brasileiros devem continuar pesquisando e reservando suas férias online?

A importância de instalar uma VPN

Outra das conclusões relevantes do relatório é que apenas metade (50%) dos inquiridos admitiu instalar uma VPN antes de viajar. Aprender mais sobre VPN para que serve e como pode ser usada é fundamental para reservar voos e hotéis em segurança na Internet. Mas por quê?

Em primeiro lugar, uma VPN permite-lhe navegar online com mais privacidade, escondendo o seu endereço de IP de criminosos. Além disso, algumas VPNs dispõem de software de cibersegurança que pode ser utilizado para bloquear automaticamente o acesso a sites suspeitos. Isto faz com que seja mais difícil ser burlado online.

Outra das vantagens do uso de uma VPN é o acesso a conteúdo geo-bloqueados. Você pode localizar o seu endereço de IP em qualquer servidor, o que significa que pode usar seus dispositivos no estrangeiro como se estivesse no Brasil (e vice-versa). Aparentemente, 20% das pessoas que descarregam uma VPN antes de viajar fazem-no precisamente com este objetivo.

Outras dicas de cibersegurança

Para além de descarregar e instalar uma VPN, existem outras dicas de cibersegurança que podem ajudá-lo a marcar suas férias online sem preocupações. Estas são algumas das mais significativas:

  • Utilize apenas sites de referência com ligações https:// e encriptação de dados;
  • Desconfie sempre que uma companhia aérea ou um site de reservas oferecerem descontos demasiado bons (principalmente caso estes sejam desconhecidos);
  • Evite sites falsos ao consultar sempre o URL da página antes de realizar uma reserva;
  • Na dúvida, faça uma pesquisa rápida no Google para evitar cair em golpes conhecidos ou aderir a sites pouco seguros.

Viajar nunca foi tão fácil e barato, mas fazê-lo com segurança não é grátis! Atualize sempre os seus dispositivos, utilize uma VPN antes e após viajar, e siga as nossas dicas de segurança para evitar armadilhas.