Anabel Gruber não conhecia Foz do Iguaçu. Seu primeiro contato com a cidade foi quando veio cursar Hotelaria na Unioeste. Aqui teve a sua primeira experiência profissional, depois de alguns estágios, ao candidatar-se a uma vaga no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort para trabalhar como auxiliar de recepção, isso aos 18 anos.

Dessa forma, ela passou por todas as áreas da recepção, atuou como assistente do gerente-geral e foi supervisora de serviços. Ficou no hotel por sete anos, até ser convidada a assumir um novo desafio: o de atuar na implantação do Bourbon Assunção Convention Hotel (PY).

Hotel Bourbon
Hotel Bourbon Cataratas em Foz do Iguaçu. (Foto: Assessoria)

Passagens de Anabel Gruber pela rede Bourbon

 “Foi um grande desafio para mim, pois era numa área que nunca havia atuado, em um país diferente, com uma língua e cultura diferentes”.

Ela destaca que foi uma experiência muito enriquecedora todo o processo de implantação de um empreendimento tão imponente quanto é o Bourbon Assunção.

Lá, Anabel ficou de 2011 até 2014. Depois foi convidada para retornar ao Brasil e atuar como gerente-geral do Bourbon Barra da Tijuca Residence (RJ).

“Foi uma nova experiência, pois era um produto muito diferente. No Rio tive a oportunidade de vivenciar um hotel com categoria Residence, que fica localizado em uma área nobre da Barra da Tijuca e recebe tanto o público de lazer como a negócios”.

Trabalhou nesse hotel de 2014 até o final de 2017. Então voltou a Foz do Iguaçu para comandar a implantação do Bourbon Business, hoje JL By Bourbon, uma nova marca da rede.

Em janeiro de 2019, mais uma vez foi convidada para retornar a Assunção. Dessa vez na posição de diretora-geral do Bourbon Assunção e do BE Jardín Escondido by Coppola, que fica em Buenos Aires (AR). Um hotel-butique administrado pelo Bourbon e do qual ela já havia feito a implantação em 2013.

Retorno a Foz do Iguaçu

Assim, trabalhou com os dois hotéis até agosto de 2020, quando retornou a Foz para ser diretora-geral do Bourbon Cataratas, onde sua carreira começou.

“É muito gratificante poder retornar a este resort onde iniciei minha carreira há 17 anos. Apesar de estarmos vivendo muitas mudanças e muitos desafios por este momento de pandemia, sinto-me muito feliz e com excelentes expectativas para este novo ciclo.”

Família Bourbon

Já são 17 anos fazendo parte da história da Rede Bourbon, e Anabel se diz suspeita ao falar sobre a importância do hotel para sua carreira e sua vida.

Hotel Bourbon
(Foto: Assessoria)

“Eu tive sorte de encontrar muito cedo uma empresa que possui os mesmos valores que os meus, e sem dúvida este é o principal motivo para que eu esteja há tanto tempo aqui, porque acreditamos nas mesmas coisas e temos os mesmos propósitos. Ao mesmo tempo sempre tive várias oportunidades dentro da rede, de crescer e me desenvolver, o que me proporcionou viver várias novas experiências ao longo destes anos.” 

Anabel Gruber

Ela também se diz muito afortunada por receber responsabilidades tão cedo de assumir cargos importantes dentro da rede.

Hoje, aos 35 anos, Anabel destaca que as coisas foram acontecendo de forma natural em sua vida. Porém, ela sempre soube os patamares a que gostaria de chegar na carreira e por isso abraçou as oportunidades.

“É um privilégio e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade estar em um cargo de liderança à frente de um empreendimento tão grandioso e com tanta tradição.”

Novos desafios da gerente Anabel Gruber

Com este novo momento que a rede hoteleira de modo geral tem vivido, a diretora-geral ressalta que o maior desafio é conseguir passar por tudo isso da melhor maneira possível. Mas principalmente, trabalhar a adaptabilidade, porque temos de aprender e reaprender o tempo todo.

Hotel Bourbon

“Entendo que este momento de grandes desafios tem nos trazido também grandes aprendizados, estamos aprendendo a nos reinventar, a nos transformar para sermos ainda melhores. Este ano nos demonstrou claramente que precisamos desenvolver a nossa capacidade de adaptação ao novo e a criatividade pela busca de novas soluções. E é exatamente esta a mensagem que estou trazendo para iniciar este novo ciclo no Bourbon Cataratas. Apesar de todos os desafios, seguimos buscando a excelência e entregando nosso principal ‘produto’, que é a satisfação.”

Um resort completo

Hoje com o foco nos turistas locais e regionais, o Bourbon Cataratas oferece um leque de opções de lazer para toda a família.

“Criou-se uma oportunidade para o morador de Foz aproveitar os hotéis da cidade, na busca por algo diferente, usufruindo a infraestrutura de Foz. Aqui no Bourbon, a gastronomia sempre atraiu muitos moradores. Mas nesse ínterim hoje o day use e hospedagem, que antes não aconteciam com frequência, agora são uma procura para os moradores locais. Isso muda a rotina do hotel, porque os turistas estrangeiros saem passear pela cidade, mas o morador quer ficar no resort e curtir os espaços. As pessoas estão procurando locais abertos, com contatos com a natureza, atividades em família com as crianças, e tudo isso o hotel oferece”, frisa.

Hotel Bourbon

O Bourbon Cataratas fica localizado dentro de uma reserva de mata nativa. Por isso tem uma trilha ecológica, uma horta orgânica e pomar, bem como um refúgio de animais recuperados de tráfico e maus-tratos. Além das piscinas, espaço da Turma da Mônica e restaurantes.

“Ainda há muito o que fazer. Mas meu propósito pessoal e como profissional de hotelaria é poder contribuir de forma positiva na vida de cada pessoa que estiver em meu caminho. Poder levar alegria, satisfação e bem-estar às pessoas ao meu redor, sejam elas clientes ou funcionários, faz com que eu me sinta muito realizada em minha área”.

Patrícia Buche

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião