Perder o celular gera uma série de transtornos. E, caso seu aparelho seja roubado ou furtado, os perigos são ainda mais graves.

Aqui, nós vamos ensinar mais sobre quais são estes riscos e quais medidas tomar caso você perca o acesso ao seu aparelho – além de como proteger seu dispositivo com recursos importantes, como antivírus e ferramentas VPN online.

Quais os perigos de ter meu celular roubado?

Além dos prejuízos materiais com a perda do aparelho, há vários problemas e transtornos que podem ser gerados com o roubo do seu celular. Aqui, nós vamos listar os mais graves:

  • Compras sem autorização: os criminosos podem usar seus cartões de crédito vinculados ao aparelho em plataformas como Apple ou Google Play Store.
  • Invasão de contas de e-mail: com o dispositivo em mãos, é muito mais simples invadir suas contas de e-mail e até mesmo mudar suas configurações de acesso.
  • Roubar senhas e informações de login: com informações de acesso salvas nos aplicativos, caixas de e-mail e plataformas, fica muito fácil descobrir senhas e roubar dados de login.
  • Acessar contas bancárias: apps de internet banking no dispositivo facilitam o roubo de valores, as compras indevidas e transferências feitas pelos criminosos.
  • Falsificação de identidade: os criminosos também podem usar seus dados (nome, fotos pessoais, senhas, lista de contatos, entre outros) para falsificar identidade e cometer mais crimes.
  • Aplicar golpes nos seus amigos e familiares: com sua lista de contatos em mãos, os criminosos também podem se passar por você para aplicar golpes nos seus conhecidos.
  • Fazer empréstimos no seu nome: com seus dados financeiros e bancários, também há a possibilidade de os criminosos contraírem empréstimos no seu nome.
  • Executar golpes de phishing: se suas informações pessoais ficam expostas, é muito fácil que tudo isto seja usado para aplicar golpes de phishing nos seus contatos.
  • Aplicar golpes de chantagem e extorsão: ao acessar informações sensíveis e sigilosas (como fotos íntimas, históricos de mensagens e navegação, entre outras coisas), você também pode ser vítima de chantagem e extorsão por parte dos ladrões.
  • Saber mais sobre a sua rotina: com históricos de viagens, de localização e dos locais que você visitou, os ladrões também podem saber mais sobre sua rotina e seu endereço, o que te deixa ainda mais vulnerável a outros crimes.
  • Hackear sua Google Account ou Apple ID: ao invadir as suas contas da Apple ou Google, os criminosos podem burlar métodos de autenticação de dois fatores e acessar suas contas.

O que fazer se meu celular for roubado?

É fundamental registrar um boletim de ocorrência sobre o roubo do aparelho e informar o crime. Isto te dá proteções legais caso os criminosos usem seus dados para aplicar golpes, fraudes e agir em esquemas.

Depois de registrar a ocorrência, você pode tentar localizar seu celular usando recursos de rastreamento. Para dispositivos Android, o aplicativo Encontre Meu Dispositivo é uma boa opção. E, para dispositivos iPhone, o Buscar Meu iPhone é bastante útil neste sentido.

Bloquear seu celular também ajuda a diminuir os danos e riscos caso seu aparelho seja roubado, perdido ou furtado.

O que fazer se eu perder meu celular?

Além de fazer o bloqueio do aparelho, é muito importante avisar seus amigos e parentes (e contatos em geral). Assim, você evita que eles caiam em golpes.

Uma opção é também realizar o bloqueio do código IMEI do dispositivo, o que impossibilita a conexão com a internet através do seu dispositivo. Mas vale lembrar que esta opção também dificulta a localização do seu aparelho através de recursos de GPS.

Outra dica válida é ligar para o número do seu dispositivo e verificar se ele simplesmente foi encontrado por outra pessoa, caso você o tenha perdido.

Dicas de segurança

Você pode adotar algumas dicas de segurança para ajudar a minimizar os danos caso perca o acesso ao seu dispositivo e, claro, para melhorar sua proteção como um todo:

  • Use um bom app localizador: um app localizador por GPS ajuda a descobrir onde seu aparelho está. Opções mais robustas também oferecem opções para limitar certos recursos do aparelho em caso de emergência.
  • Ative as autenticações de dois fatores: ativar as autenticações de dois fatores ajuda a impedir acessos indesejados nas suas contas, mesmo que seu aparelho seja roubado ou furtado.
  • Use uma boa ferramenta VPN: um software VPN online profissional ajuda a manter a segurança do seu dispositivo através de um canal seguro para sua conexão, o que melhora a integridade e a privacidade das suas atividades e comunicações.
  • Evite clicar em links estranhos e baixar arquivos sem verificação: links suspeitos e arquivos anexados em mensagens são uma fonte de problemas e malware que colocam seu dispositivo em risco e, claro, suas informações (principalmente com as técnicas de phishing). Os criminosos não precisam roubar seu celular para invadir seu aparelho e praticar crimes.
  • Altere suas senhas e dados de acesso: altere suas senhas e dados de acesso das suas contas, redes sociais, aplicativos diversos e qualquer outra coisa que seja importante para você. Isto ajuda a dificultar o acesso caso os criminosos tentem entrar nas suas contas ou descubram suas senhas.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.