Localizado na cidade de Toledo, há pouco mais de 50 quilômetros de Cascavel, no oeste paranaense, o BIOPARK nasceu do sonho do casal Carmen e Luiz Donaduzzi, fundadores da farmacêutica Prati-Donaduzzi, maior produtora de doses de medicamentos genéricos do Brasil, com sede também em Toledo-PR.

O casal tinha o sonho de expandir os negócios e levar o máximo de pessoas para outro patamar de vida. Por isso criaram em 2016 o BIOPARK, que conta com três eixos principais: educação, pesquisa e negócios.

Ao todo, o BIOPARK conta com uma área de 5 milhões de metros quadrados dividido em fases, onde a atual fase 1 compreende mais de 810 mil metros quadrados e consiste em um loteamento residencial e comercial que estão sendo comercializados para empresários que desejam instalar seus negócios na área e morar na região.

Mapa do Biopark
Mapa do território onde está localizado o BIOPARK.

Além disso, essa primeira fase já conta com a sede do BIOPARK que fica localizada no Edifício Charles Darwin, onde há mais de 120 empresas residentes, sendo 19 internacionais, e empresas incubadas em fase de desenvolvimento.

Biopark - Toledo
Entrada do Edifício Charles Darwin.

No entanto, o foco principal do BIOPARK é a educação e para isso, a empresa conta com quatro instituições de ensino: a faculdade de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Biopark Educação, que é uma iniciativa própria de ensino, que aplica a metodologia ativa em seus cursos. Com isso, atualmente mais de 800 alunos estudam no ecossistema.

Laboratório Biopark
Um dos laboratórios do Biopark.

O BIOPARK está sendo construído com investimento 100% privado e atualmente há mais de 20 obras em andamento na região, gerando mais de 500 empregos, sendo que ainda há 90 vagas em aberto. Somando tudo isso, cerca de 2 mil pessoas circulam diariamente pelo parque tecnológico.

Biopark imagem aerea
Vista aérea do polo Biopark sendo construído.

O sonho do casal que ganhou vida em 2016 foi projetado para 30 anos, no entanto é um organismo vivo que nunca terá fim e que quando tiver todas as etapas concluídas abrigará uma população de cerca de 75 mil pessoas.

Flor da Terra – Queijos Finos

Um dos produtos produzidos dentro do BIOPARK e que é um grande sucesso em Toledo são os queijos finos, da marca Flor da Terra. O projeto é uma união entre sabor, tecnologia e trabalho que resulta em produtos únicos, sendo uma verdadeira experiência europeia no Oeste do Paraná. Sem contar que tem todo um carinho especial da dona Carmen, que gosta de frequentar a fábrica onde os queijos são produzidos.

Lançado em março de 2019, tem o objetivo de elevar a bacia leiteira da região a outro patamar. Ao incentivar a produção de variedades finas de queijos, apresenta-se como uma oportunidade para que, especialmente as pequenas propriedades rurais ganhem em valor agregado de seus produtos.

Com equipe e laboratório dedicados exclusivamente para o Projeto Queijos Finos, o BIOPARK oferece gratuitamente todo o suporte necessário para os produtores. Além disso, o projeto conta com uma equipe de analistas sensoriais treinados que avaliam características como textura, odor e sabor, garantindo melhor aceitação pelos consumidores.

Atualmente são produzidos cerca de 50kg de queijos por semana que compreendem os produtos Brie, Saint-Paulin, Morbier e Camembert. Para adquirir basta ir até a sede do Flor da Terra, localizada na rodovia PR 182 – Km 320. Linha Primo Cruzado – Acesso Km 0.50 para Vila Nova, Toledo, PR. Contato: (45) 99155 2520.

Queijos Flor da Terra Biopark
Flor da Terra Queijos Finos. (Foto: 100fronteiras)

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião