Semana Mundial do Meio Ambiente em Foz mobiliza várias instituições

383

Recuperação de nascente, exposições e varal solidário fazem parte das atividades

Em junho, Foz do Iguaçu comemora seu aniversário e também junta-se a outras regiões do globo, a fim de realizar ações ligadas à Semana Mundial do Meio Ambiente, cuja data instituída é dia 05/06. Para espalhar a ideia, o Movimento Junho Verde, uma iniciativa do Festival das Cataratas e empresas parceiras, promove a Iluminação Verde como símbolo da campanha neste mês.

A largada da programação foi dada na tarde do último sábado (1º de junho), com um mutirão de limpeza no Rio Mimbi, cujo fluxo começa no bairro Jardim São Luiz e deságua no Rio M’Boicy. Na próxima etapa de recuperação da nascente, marcada para este sábado (08), haverá plantio de mudas de árvores nativas no entorno da microbacia. O horário marcado é às 13h, no ponto de encontro da ação, que será a Rua Edmundo de Barros, entre os números 3.145 e 3.131, no bairro Jardim São Paulo.

Uma série de outras atividades alusivas se somam à programação no ano em que o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) completa uma década de atuação voltada ao fortalecimento da Educação Ambiental no território. “Tanto o grupo como as instituições componentes estão promovendo atividades de sensibilização para as questões socioambientais, com a finalidade de fortalecer as ações, projetos e programas realizados em nível local e global,” conta Roseli Barquez de Assis, gestora do CEMFI e educadora do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

De segunda (03) até sexta-feira (07), a SMMA vai orientar moradores dos bairros Itaipu C, Parque Residencial Morumbi e Três Lagoas acerca do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis (PMGIRS), que acontece em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI). Junto à celebração do 80º aniversário do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), ocorrido no dia 10 de janeiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará, neste mesmo período, no restaurante Porto Canoas, a exposição “O Valor das Unidades de Conservação: Nosso Patrimônio Ambiental”.

Quarta-feira (05) será o dia dos garis da concessionária Vital Engenharia Ambiental S/A receberem orientações sobre o PMGIRS. Com duas turmas, a capacitação vai acontecer às 07h e, depois, às 17h. No mesmo dia, às 9h30, o Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu vai receber o evento de posse dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAFI).

Logo na sequência, na quinta-feira (06), das 08h30 às 10h30, o Zoológico Bosque Guarani antecipará o aniversário de 23 anos (09 de junho) com uma trilha monitorada, destinada a alunos da Escola Municipal Professora Elenice Milhorança, integrantes do Coletivo Educador, representantes do Poder Público e turistas. Os macacos do recinto ainda vão ganhar um bolo feito a base de frutas, fubá e ração, e a onça receberá um presente surpresa.

Já para o final da tarde, das 17h às 18h, está programada uma oficina formativa sobre horta sustentável para membros do CEMFI e para a comunidade no prédio da Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Promovida pelo Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, pertencente ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA/UNILA), a atividade será seguida por um encontro, das 19h às 21h, com vistas à constituição de uma rede de apoio entre projetos socioambientais para o fortalecimento das boas práticas no município e para a construção participativa da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA).

Simultaneamente, a Secretaria de Meio Ambiente abrirá a Mostra de Arte Sustentável durante a 43ª edição da Feira de Artesanato e Alimentos (FARTAL), uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural. Os trabalhos a serem expostos resultaram de uma oficina do Projeto Encontros e Caminhos, da Itaipu Binacional. Reunindo professoras de Artes da Rede Pública Municipal de Ensino, a atividade ocorreu na quinta-feira (30/05), na Escola Santa Rita de Cássia.

Gerenciado pelas instituições do Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, o Varal Solidário chega à 4ª edição, nesta Semana do Meio Ambiente, para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social do bairro Cidade Nova e região. Roupas, calçados, cobertores, lençóis, luvas, toucas, meias e livros estão entre os itens arrecadados pela campanha. A ação vai acontecer na sexta-feira (07), das 9h às 16h, na Biblioteca Comunitária. Interessados em contribuir podem entregar as doações no dia ou nos seguintes pontos de coleta: Centro de Educação Ambiental do Iguaçu, Foz Topografia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e unidades da UNILA.

 

 

Reportagem: Derliz Moreno/CEMFI

Fotografia: Divulgação




Deixe um comentário