A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu estão unindo forças para colocar a questão da saúde mental na educação básica em destaque.

Nos dias 28 e 29 de julho, um evento destinado principalmente a profissionais da educação básica será realizado no auditório da UNILA – Campus Integração, com o objetivo de debater a saúde mental desses profissionais em meio à dinâmica de trabalho contemporânea.

As inscrições para o evento já estão abertas e as vagas são limitadas. A programação vai focar na discussão sobre o desgaste emocional dos profissionais da educação, estratégias coletivas para promoção de saúde e fortalecimento dos laços das equipes de trabalhadores em educação.

A abertura do evento ocorrerá às 18h de sexta-feira, 28 de julho, com um debate acerca do tema “O que é saúde mental e qual o seu impacto na educação escolar?”. Os palestrantes para este tópico incluem Cirleine Costa Couto, Antônio Batista Santa Junior e Camila Viviane Lui de Sousa.

A palestra subsequente apresentará a psicóloga Lucila Parra Fagundes, discutindo como a equipe de psicologia escolar pode enriquecer a conversa sobre saúde mental nas escolas de Foz do Iguaçu. Além disso, docentes da UNILA apresentarão relatos sobre o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde na instituição.

No sábado, as atividades começam cedo com oficinas simultâneas, das 9h às 10h30, abordando temas como Gênero, Sexualidade e Saúde Mental; Habilidades Socioemocionais; Higiene do sono. A escolha da oficina deve ser indicada no momento da inscrição.

O encerramento do evento contará com duas palestras focadas no bem-estar dos educadores. Solange de Freitas, psicóloga e professora da Escola Municipal Três Bandeiras, irá abordar o tema “Como cuidar da saúde mental docente“. Em seguida, Viviane Dotto e Carla Conrad discutirão os “Desafios contemporâneos da educação e a saúde mental nas escolas”.

Esse evento visa fomentar um debate crítico e propositivo, enfocando na importância do bem-estar mental dos educadores e suas consequências na qualidade da educação básica. A participação de profissionais da área é crucial para a construção de estratégias efetivas de promoção de saúde no ambiente educacional.

Confira a programação completa:

Sexta-feira

(28/07)18h – Recepção e credenciamento dos participantes 

18h30 – Abertura do evento com apresentação artística 

18h45 – Mesa de Abertura

  • “O que é Saúde Mental e qual o seu impacto na educação escolar?”

Palestrantes:

Cirleine Costa Couto (PET Saúde e Ambulatório de Saúde Mental/SMSA)

Antônio Batista Santa Junior (Diretoria de Saúde Mental/SMSA)

Camila Viviane Lui de Sousa (CAPSi)

Intervalo – atividade cultural

20h15 – Desafios da Educação na Saúde Mental

  • Como a equipe de psicologia escolar pode favorecer o debate sobre saúde mental nas escolas do município de Foz do Iguaçu?

Palestrante: Lucila Parra Fagundes (equipe de Psicologia da SMED) –  

  • Relato sobre o PET Saúde da UNILA

Ana Paula Araujo Fonseca e Érika Marafon Rodrigues Ciacchi (PET Saúde/UNILA)  

21h – Encerramento – Atividade Artístico-Cultural  

Sábado (29/07)

08h30 – Abertura – atividade interativa: relação entre corporeidades e saúde mental

9h – Oficinas Simultâneas (a ser escolhida pela/o participante)

  • Gênero, Sexualidade e Saúde Mental
  • Habilidades Socioemocionais
  • Higiene do sono

10h30 – intervalo: atividade cultural

10h45 – Mesa de Encerramento 

  • “Como cuidar da saúde mental docente”

Palestrante: Solange de Freitas (professora da Escola Municipal Três Bandeiras e psicóloga)

11h15 – Fechamento

  • “Saúde mental nas escolas e desafios contemporâneos da educação”

Palestrantes:

Viviane Dotto (Sinprefi)

Carla Conrad (Diso/PMFI)

Mediação:

Ana Paula Araujo Fonseca (PET Saúde/UNILA)

Érika Marafon Rodrigues Ciacchi (PET Saúde/UNILA)

11h45 – Atividade Artístico-Cultural