Tempo estimado de leitura: 4 minutos
No ritmo que nós vivemos hoje, é normal nos sentirmos desconectados de nós mesmos. Olhamos cada vez mais para telas e menos para o nosso interior. Não temos tempo para o autocuidado, nem para nos reunirmos com as pessoas que amamos. Esses fatores agravam sentimentos de ansiedade e depressão, e a necessidade de fazer terapia.
Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), após a pandemia da Covid-19, médicos psiquiatras perceberam um aumento de 47% em seus atendimentos. Entretanto, a psiquiatria tem uma abordagem diferente da psicologia.
O psicólogo é um profissional com formação em psicologia, que utiliza técnicas como a terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, terapia familiar, entre outras, para ajudar seus pacientes a lidar com questões emocionais, comportamentais e psicológicas.
Já o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental, que além de realizar terapias, também pode prescrever medicamentos para o tratamento de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, transtornos bipolares e esquizofrenia.
Em muitos casos, pode ser benéfico trabalhar com ambos os profissionais em conjunto para abordar as questões de saúde mental de forma mais completa e integrada. O importante é buscar ajuda profissional quando sentir que está enfrentando dificuldades emocionais ou psicológicas que estejam afetando sua qualidade de vida.
Por que fazer terapia?

Amplia o autoconhecimento
Falar com um profissional sobre seus sentimentos e mesmo sobre eventos do seu dia a dia pode ser extremamente aliviador. Durante essas conversas, se você for honesto consigo e com seu terapeuta, irá conseguir desenvolver um melhor entendimento de si.
Isso pode ajudá-lo a se tornar mais consciente de suas motivações e necessidades, e a tomar decisões mais informadas sobre sua vida.
Você aprende a lidar com sentimentos difíceis
Não existe sentimentos bons ou ruins, mas existem sentimentos que são mais difíceis de lidar. Algumas pessoas têm dificuldade em expressar seus sentimentos, enquanto outras podem sentir que suas emoções são esmagadoras e fora de controle.
Durante a terapia, você aprende como navegar suas emoções e sentimentos. O terapeuta pode ajudá-lo a identificar os gatilhos emocionais e a desenvolver estratégias para gerenciar esses gatilhos. Por exemplo: técnicas de relaxamento e estratégias de mudança de comportamento.
Outra forma pela qual a terapia pode ajudar a lidar com emoções difíceis é ajudando a mudar a forma como você pensa sobre elas.
Melhora seus relacionamentos
Uma vez que você aprende estratégias para lidar com suas emoções, a consequência é uma melhora nos seus relacionamentos. Falar sobre as pessoas que você ama — e até aquelas que você não gosta tanto —, pode trazer uma luz para seus relacionamentos.
O terapeuta pode ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais de várias maneiras. Por exemplo, identificando padrões de comunicação e comportamento que possam estar contribuindo para conflitos ou dificuldades no relacionamento.
Estabelecer limites saudável e fazer com que eles sejam cumpridos pode ser uma dificuldade para muitas pessoas. Certas vezes, você vai chegar sem nem entender quais limites precisa impor para proteger sua saúde emocional e bem-estar. O psicólogo vai te ajudar a entender e criar e praticar a implementações desses limites.
Veja também