A campanha de imunização contra a Influenza (gripe) em Foz do Iguaçu, iniciada em 28 de março, continua disponível nas unidades de saúde locais, mas com uma cobertura vacinal preocupante: apenas 29% do público prioritário recebeu a vacina, totalizando pouco mais de 30 mil doses aplicadas.

Lançada há quase quatro meses, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem registrado números insatisfatórios em Foz do Iguaçu, abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Embora esteja disponível para a população em geral (acima de seis meses) desde 15 de maio, a maior preocupação das autoridades é com os grupos de risco.

Os grupos de risco incluem idosos, com uma cobertura de 47%; crianças de seis meses a menores de 5 anos, com 27%; gestantes, 41%; puérperas, 12%; pessoas com comorbidades, 21%; e pessoas com deficiência, 2%.

O Programa Municipal de Imunização (PMI) informou que, dos 103.858 indivíduos considerados prioritários, apenas 30.768 receberam a dose da vacina contra a gripe, representando uma cobertura vacinal de 29,6%.

O diretor da Vigilância em Saúde, Roberto Doldan, destaca a mudança de perfil dos vírus respiratórios entre 2022 e 2023. “Houve uma diminuição notável de casos de Covid-19, mas um aumento exponencial de SRAG por outros vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório e Rinovírus, além dos casos de Influenza A.”

Lembrando que não é necessário fazer o agendamento para se imunizar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próximo da sua casa.