Começa na segunda-feira (04) a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu.

Nesta primeira fase, que seguirá até o dia 2 maio, serão vacinados os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Não é necessário agendamento para a vacinação; basta procurar a unidade mais próxima com os documentos pessoais e carteira de vacina. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações ocasionadas pelo vírus da influenza, na população-alvo definida pelo Ministério da Saúde.

Na segunda etapa da campanha, que inicia em 3 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério é vacinar 90% dos grupos elegíveis.

Sarampo

Simultaneamente, acontecerá a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada aos trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

A vacinação dos trabalhadores de saúde acontecerá juntamente com a primeira etapa da vacinação contra Influenza: de 4 de abril a 2 de maio, e nas crianças, a vacinação contra o sarampo será entre 3 de maio a 3 de junho, junto com a segunda etapa de vacinação contra a Influenza.

Orientações

Pessoas que contraíram Covid devem aguardar 30 dias (a contar do início dos sintomas) para receber as vacinas (Influenza ou Sarampo). Para pessoas com comorbidades será necessária a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Professores deverão apresentar juntamente com o documento de identificação, a declaração da instituição de ensino em que trabalha.

A Secretaria da Saúde também está aplicando a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 80 anos. Não há restrições para receber as vacinas da Influenza e da Covid no mesmo dia.

Comentários

Deixe a sua opinião