Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção contra a gripe, especialmente com a chegada do inverno, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu amplia a vacinação contra a gripe a toda a população a partir dos seis meses de idade.

Iniciada em 28 de março, a campanha de vacinação contra a gripe focava inicialmente no público prioritário. Contudo, com a baixa adesão, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou estender a vacinação a toda a população. As doses serão disponibilizadas em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Os últimos dados do Programa Municipal de Imunização (PMI) indicam que foram aplicadas até agora 19.648 doses da vacina contra Influenza. A cobertura vacinal entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos é de apenas 10%; 17% entre os profissionais de saúde; 31% entre os idosos com mais de 60 anos; 26% de gestantes e 11% de puérperas.

A vacinação contra a gripe é uma forma eficaz de minimizar a carga da doença durante o ano, prevenir complicações e reduzir sintomas, contribuindo ainda para a redução da sobrecarga nos serviços de saúde.

É importante destacar que a vacina contra a Influenza pode ser administrada em conjunto com qualquer outra do Programa Nacional de Imunizações, inclusive as da Covid-19. Seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante deste ano é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

Além disso, a vacinação bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos que já receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou dose de reforço, com um intervalo de quatro meses da última dose. Dos 195 mil habitantes aptos a receber o imunizante, apenas 16.923 foram vacinados, representando cerca de 8,6% do público.

Comentários

Deixe a sua opinião