Anúncio Publicitário.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica comumente associada à infância, mas também afeta um número significativo de adultos. Embora muitas pessoas estejam familiarizadas com os sintomas clássicos do TDAH, como falta de concentração, hiperatividade e impulsividade, há outros sintomas menos conhecidos que também podem afetar a vida dos adultos portadores dessa condição.

Nesta matéria, vamos falar sobre os sintomas “invisíveis” do TDAH em adultos que muitas vezes passam despercebidos, mas podem ter um impacto profundo na vida cotidiana desses indivíduos.

Ao aumentar a conscientização sobre esses sintomas menos discutidos, esperamos contribuir para uma compreensão mais ampla e inclusiva do TDAH. Afinal, é sempre muito difícil para o adulto, que muitas vezes acabou de ser diagnosticado, descobrir e lidar com os sintomas.

Outro fator que complica a vida da pessoa com TDAH é ter de comunicar essas características que fazem parte do diagnóstico para as outras pessoas de maneira fácil. Muitas vezes quem tem TDAH não se sente compreendido e acolhido pelas pessoas.

Leia mais: o que não falar quando alguém te conta que tem TDAH.

Dificuldade em se organizar 

A questão da auto organização é muito presente e costuma ser uma questão crônica em quem tem TDAH. Com certeza é algo que vem desde pequeno, a mãe tem que ficar no pé, a professora fica chamando atenção para que você se organize, organize suas prioridades. Na fase adulta não é diferente. Ainda que você já tenha alcançado sua independência, esteja morando sozinho, sempre tem que se cercar de ferramentas e lembretes para não perder o fio da meada e não se distrair com outras tarefas no meio do caminho quando está fazendo coisas importantes. 

Adiamento crônico do início das tarefas

Larissa precisa estudar para uma prova importante e fala “14h00 começo a estudar”. Opa, já são 15h00, então ela afirma “De 16h00 não passa”, mas quando vai ver já são 20h00 e Larissa não fez o que precisava fazer.

Embora este seja um exemplo clássico, aqui temos uma questão importante para ressaltar. Não é apenas o adiamento crônico de tarefas que as pessoas desinteressantes, muitas vezes o TDAH vai adiar tarefas que gosta de fazer. Seja por uma questão de ansiedade, onde você fica com dificuldade de decidir o que vai fazer primeiro, não consegue fazer o planejamento do passo a passo da tarefa. 

Muitos projetos iniciados simultaneamente

Quando o TDAH não está evitando começar atividades, está fazendo tudo ao mesmo tempo e misturado. Isso pode acontecer no cenário micro e macro. 

Micro seria no dia-a-dia. Você até se organiza, anota tudo na agenda antes de dormir, mas durante o dia começa a inserir várias atividades que atrapalham o curso do seu dia.

No macro, você arruma mais de um emprego, mais de dois hobbies, vários canais no YouTube, várias contas no instagram. Tudo isso achando que vai dar conta de manter todas essas atividades em check, mas acaba sobrecarregado.

Espaço Publicitário