O Oeste do Paraná possui ampla referência em saúde, com dois grandes polos, Foz do Iguaçu e Cascavel. E para ampliar os atendimentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), efetivou a intensificação de cirurgias de urgência e emergência na região de Cascavel, buscando expandir o atendimento a cirurgias na unidade.

A notícia foi dada logo após o feriadão de Carnaval, onde geralmente acaba havendo um aumento nas filas de urgência e emergência. “Por isso, tomamos a decisão, ao lado do HUOP, de realizar estes mutirões, que permitem ampliar a capacidade de procedimentos e, ainda, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA)”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Desde a última segunda-feira (20), o HUOP havia realizado 35 cirurgias de caráter emergencial, principalmente em ortopedia, cirurgia torácica e vascular, sendo 15 procedimentos desses tipos somente na terça-feira.

Agora, espera-se que com a parceria as filas possam ser reduzidas e o atendimento ampliado na região.

“O HUOP é um hospital de importância fundamental para toda a região e nosso objetivo é solidificar sua posição como referência cada vez mais. Por isso, temos mantido amplo diálogo com o Governo do Estado, para que possamos somar forças e levar maior qualidade de vida a toda população”, ressaltou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Além das cirurgias emergenciais, a região tem se destacado pela ampliação iminente de leitos. De acordo com o secretário, a habilitação de novos leitos é uma ferramenta valiosa para garantir o atendimento cirúrgico a todos que precisam.

Atualmente, o HUOP dispõe de 296 leitos, e a expectativa é de que esses serviços sejam expandidos para toda a região Oeste, especialmente para a realização de cirurgias eletivas.

Opera Paraná

Apesar da pandemia, o estado do Paraná conseguiu realizar mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas desde 2019, demonstrando um compromisso com a saúde da população.

No ano passado, o governo estadual lançou o maior programa de cirurgias eletivas da história, denominado Opera Paraná, com um investimento de R$ 150 milhões. Agora, a segunda fase do programa está prevista para iniciar ainda neste ano, com o mesmo valor de investimento. Essas iniciativas são fundamentais para garantir a oferta de serviços médicos de qualidade à população paranaense.

Fonte: AEN

Comentários

Deixe a sua opinião