No Paraná, quase 8 mil carteiras já foram emitidas. Você sabe como solicitar esse documento? Leia e veja os benefícios dessa identificação às pessoas dentro do espectro autista.
O processo é simples, gratuito e dá para fazer sem sair de casa.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é totalmente gratuita e pode ser solicitada via internet. Desde 2020, 7,8 mil carteirinhas já foram solicitadas no Paraná, mas o número pode ser ainda maior.
Para que a carteirinha do autista serve?
Ter esse documento garante uma série de beneficios e direitos para o autista. Como, por exemplo, priridade em atendimentos em lugares públicos ou privados.
Lugares publicos – áreas de saúde, educação e assistência social
Lugares privados – supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
A carteira também possui dados da pessoa com TEA e dos responsáveis, o que facilita muito no processo de identificação.
Passe-livre para autistas
Além de todos esses benefícios, a carteira do autista agiliza a solicitação do passe- livre. Assim, pessoas com deficiências não precisam pagar as passagens de transporte público.
A importância de ter a carteirinha do autista “Sabemos, de forma empírica, que o número de pessoas com espectro autista no nosso Estado pode ser maior. Temos certeza de que quanto mais carteirinhas forem emitidas, mais pessoas terão melhorias em seu dia a dia. Isso também impactará diretamente na adaptação e elaboração de políticas públicas voltadas para esta população”, explicou Rogério Carboni secretário do Desenvolvimento Social e Família.
Neste Abril Azul, mês de conscientização do autismo, é importante trazer à tona as maneiras já feitas para ajudar essa parcela da população.
Saiba como solicitar a carteirinha do autista
É seu Primeiro acesso? É preciso fazer o cadastro
Acesse o link “Ainda não sou cadastrado”
Informe seus dados pessoais (nome e CPF)
Informe o número do telefone celular e siga o passo a passo.
Informe seu CPF e a senha cadastrada anteriormente para acessar o sistema. Depois, siga o passo a passo para emitir o CIPTEA.
1. Informe os dados do portador da Carteira do Autista e do responsável
2. Preencha todos os campos do formulário
3. Escolha se quer que a fotografia na Carteira do Autista seja a mesma do RG ou se prefere anexar outra foto 3×4
4. Anexe laudo médico que comprove o espectro autista
5. Anexe exame que comprove o tipo sanguíneo
6. Concorde com o Termo de Aceite
Pronto! Em até 30 dias seu cadastro será analisado. Depois da aprovação, você irá receber um email ou SMS avisando sobre a disponibilidade de imprimir a carteirinha.
Relacionado