O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Todo mundo adora uma boa viagem, não é mesmo? As malas prontas, os roteiros definidos, a ansiedade de explorar novos lugares, conhecer novas culturas e, claro, experimentar delícias culinárias. Viajar é, sem dúvida, uma das atividades mais prazerosas da vida. Mas você sabia que essa experiência vai muito além do prazer e pode trazer benefícios significativos para a sua saúde?
Isso mesmo, você leu corretamente. Embora a ideia de sair de férias geralmente nos faça pensar em relaxamento e diversão – o que, aliás, já seria motivo suficiente para colocar o pé na estrada -, viajar é muito mais do que isso. Fazer as malas e embarcar em uma aventura tem um impacto significativo em nosso bem-estar físico e mental, proporcionando inúmeros benefícios para a saúde que talvez você nem imagine.
Sem contar que você já deve ter dito alguma vez na vida: “Por favor, me diz que as férias estão próximas!” Brasileiros amam viajar, está no nosso DNA. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 86% das pessoas viajam a lazer pelo menos uma vez por ano e 51%, duas vezes ou mais. E agora, eu vou te dar ainda mais motivos para querer viajar!
Segundo a ciência, viajar faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para as suas emoções. Está comprovado pelos mais variados tipos de estudos que tirar um tempo de férias tem muitos benefícios. Essa é a razão Jens Pruessner, PhD e professor da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, afirmar: “Viajar não é um luxo. É um investimento em sua saúde”.
Compre sua passagem e mande o estresse para o espaço!
Tem vezes que estamos passando por tempos que poderíamos chamar de “turbulentos”, não é mesmo? Estes momentos podem desencadear um aumento na nossa ansiedade e estresse, que, por sua vez, afetam nosso sistema imunológico. O estresse também abre as portas para problemas como disfunção hormonal, dores de cabeça persistentes e até mesmo a incômoda gastrite. E, para piorar, não tirar um tempo para relaxar pode disparar nossos níveis de cortisol, aquele hormônio que acelera o processo de envelhecimento.
Mas calma, há um raio de luz no fim do túnel e ele vem na forma de… férias!
Sim, um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que viajar tem o incrível poder de reduzir o estresse de maneira significativa. De acordo com a pesquisa, após apenas três dias de férias, os viajantes relataram se sentir menos ansiosos, muito mais descansados e acredite se quiser, mais bem humorados! E a cereja do bolo? Esses benefícios se estendem mesmo após o fim da viagem. Por isso, nunca perca a chance de descansar.
Problema no coração? Não mais!
Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais causadoras de mortes em todo o mundo? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, só em 2015, cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram por causa do coração e esse valor representa nada menos que 31% do total de óbitos registrados naquele ano.
Porém, trazemos boas notícias para você. Uma pesquisa realizada pelo National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood Institute, que monitorou por nove anos cerca de 12 mil homens considerados de alto risco para doenças cardíacas, trouxe uma descoberta impressionante: os que tiram férias frequentemente têm 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de sucumbir a problemas cardíacos.
Então, se você tiver a oportunidade, viaje! Seu coração agradece, e você nem se dá conta disso!
Planejar também faz parte da viagem!
Foto: Arthouse Studio
Há quem diga até que prefere planejar a viagem do que a viagem em si. A gente precisa decidir quando, como e por onde ir, escolher o lugar perfeito para se hospedar, descobrir os melhores locais para apreciar a gastronomia local, e ainda planejar o orçamento. São tantos aspectos para considerar que, para que a aventura saia como planejado que, sem nem perceber, nos tornamos mestres da organização
Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revelou algo surpreendente: só de planejar uma viagem, já ficamos mais felizes! De acordo com a pesquisa, a simples expectativa das férias que estão por vir gera mais alegria do que a sensação de adquirir um objeto material. Ou seja, antes mesmo de embarcar, já estamos surfando na onda da felicidade. Você já está começando a planejar a próxima aventura?
Numa viagem, você pode focar em si mesmo e no seu autoconhecimento
Foto: Averie Woodard
Sabe aquele velho ditado, “a vida começa no fim da sua zona de conforto”? Pois é, viagens têm o poder de trazer à tona novas perspectivas que podem nos ajudar a descobrir um propósito ou aprimorar nosso sentido de vida.
Imagina só, lá está você viajando sozinho, encontrando oportunidades de experimentar o mundo do seu próprio jeito, tomando decisões e aprendendo a dançar com as surpresas e desafios que a jornada traz. Pode ser um pouco assustador às vezes, mas a liberdade que acompanha essas experiências é simplesmente mágica.
Ou até melhorar seu relacionamento
Foto: Dineslav Roydev
Visitar pontos turísticos, posar para fotos e compartilhar experiências têm o poder de esculpir a relação de vocês, reforçando o vínculo e criando memórias que vocês carregarão para sempre. E isso é um dos benefícios maravilhosos de viajar.
Não importa o destino nem a duração, o que realmente importa são os momentos incríveis que você e seu amor poderão viver juntos. Quem já viajou sabe: por mais que os perrengues possam parecer desanimadores no momento, eles geralmente são os protagonistas das melhores histórias e das gargalhadas mais gostosas ao relembrar.
Para vocês terem uma ideia, de acordo com um estudo da Associação de Viagens dos EUA, os casais que exploram o mundo juntos costumam ter relacionamentos mais sólidos e felizes em comparação com aqueles que optam por não fazer as malas.
Sim, isso mesmo! A pesquisa revelou que os casais aventureiros tendem a se sentir mais satisfeitos em suas relações, se comunicam de maneira mais eficaz com seus parceiros, experimentam mais romance e até desfrutam de uma vida sexual mais vibrante.